A Companhia de Telefones do Brasil Central – CTBC, empresa concessionária dos serviços telefônicos em nossa região, acaba de editar o Catálogo Telefônico, versão 1985.
No ano passado, ao colocar nas mãos dos seus usuários, o catálogo de 1984, a CTBC sofreu pesadas e justas críticas de setores representativos de nossa comunidade, devido à má apresentação da lista telefônica, repleta de inúmeras e primárias falhas.
Nosso Diretor Responsável, Dr. Dirceu Deocleciano Pacheco, liderou através da Revista “A Debulha”, uma campanha visando alertar a CTBC e a empresa GUIA SABE, responsáveis pela edição do catálogo telefônico, para os inúmeros contratempos apresentados pelos mesmo, o que acarretava uma série de problemas para os usuários de telefones.
Dr. Dirceu enfocou o tema em nada menos que três editorias¹, buscando solucionar pelo diálogo e pelo debate positivo, um problema que prejudicava sobremaneira a comunidade regional.
Nos seus editoriais, nosso Diretor Responsável apontava as falhas mais premente, como: formato pouco estético; impressão em letras minúsculas, dificultando a leitura por parte de quem tem qualquer deficiência visual; uso excessivo de aspas para indicar repetição de nomes, dificultando e muito a sequência da leitura; abuso na abreviatura de nomes de assinantes; colocação dos telefones de pessoas que possuam mais de um, sem qualquer critério: um pelo prenome, outro pelo sobrenome, sendo que em nenhum local da lista, sejam eles encontrados em um só agrupamento.
A Associação Comercial e Industrial de Patos de Minas abraçou a campanha, bem como o Conselho Patense de Defesa do Consumidor, e o assunto ganhou corpo, ocasionando uma reunião entre representantes da comunidade, dirigentes da CTBC e da empresa GUIA SABE, para debater a questão, buscando solucionar o problema.
Naquela oportunidade, as diversas falhas apontadas, foram enfocadas, com o compromisso por parte da CTBC e da GUIA SABE, de serem equacionadas já na edição do catálogo telefônico de 1985.
Agora a CTBC entrega aos seus assinantes o catálogo versão 1985, com as devidas modificações para melhor.
Por exemplo, a colocação dos nomes na lista telefônica agora está feita em ordem direta, com o nome aparecendo em destaque e o número do telefone em negrito, facilitando a localização dos assinantes.
Outro aspecto positivo, é que foram suprimidas as aspas, e as letras estão agora em tamanho maior, enquanto que a parte publicitária foi bem melhorada, em atenção aos reclames da classe empresarial que prestigia a edição do catálogo com seus anúncios.
Melhorou-se a estética da lista telefônica, que agora está mais volumosa, comportando com certa folga o grande número de assinantes da CTBC em nossa região.
A edição, bastante melhorada, do catálogo telefônico da CTBC de 1985, vem coroar um esforço comum da comunidade, dos dirigentes daquela Companhia e da firma GUIA SABE, responsável pela sua confecção, possibilitando um conforto maior para os usuários dos serviços telefônicos em nossa região.
Por outro lado, a melhora apresentada no catálogo telefônico, representa uma vitória do bom senso e vem premiar o esforço daqueles que estão sempre vigilantes em busca do bem estar da comunidade.
* 1: Leia “Catálogo Telefônico da CTBC Desagrada Usuários − 1 a 3”, “Catálogo Telefônico da CTBC é Melhorado”.
* Fonte: Texto de Antônio Laércio da Rocha publicado no n.º 124 de 30 de setembro de 1985 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.
* Foto: pontoxp.com, meramente ilustrativa.
* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.