INSTRUÇÕES PARA O USO DO DDD EM 1978

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

O Catálogo telefônico traz os códigos das cidades interligadas pela rede do DDD¹. Para se fazer uma ligação disca-se primeiro o código da cidade e em seguida o número do telefone onde se quer falar. Esta discagem deve ser feita ininterruptamente, sem pausas, de preferência com o número completo, código e telefone à mão, para evitar que o circuito se interrompa.

Exemplos de códigos:

Brasília − 061… (e o telefone que se quer)
B. Horizonte − 031 (idem)
Rio − 021 (idem)
S. Paulo − 011 (idem)
Sul de Minas − 035 (idem)
Norte de Minas − 038 (idem)
Zona da Mata − 032 − (idem)
PATOS DE MINAS − 034…

ATENÇÃO:

Para as sete cidades abaixo, de Patos para qualquer delas, não precisa discar o código, é bastante discar diretamente o número do telefone onde se quer falar. As cidades são − ARAXÁ − IBIÁ − COROMANDEL − SACRAMENTO − SÃO GOTARDO − UBERABA e UBERLÂNDIA.

Para discar de outra cidade para Patos de Minas − 034-821. Para falar com outras cidades que não tenham D.D.D. − Solicitar a ligação chamando a telefonista pelo 101.

Se o usuário discou e não ouviu nenhum ruído, aguardar vinte segundos e tentar nova ligação.

Para qualquer dificuldade discar 102, a telefonista auxilia. Evitar pedidos de auxilio à telefonista para não congestionar o 102. Solicitar auxilio quando a dificuldade não foi resolvida através do catálogo.

Se o usuário quer telefonar para uma cidade, mas não sabe o número do telefone aonde quer falar, deve discar o código, Brasília, suponhamos, 061 e ainda o número 121 (061-121) que a telefonista poderá auxiliar com os dados que houver recebido. Esta informação não é taxada. Há uma telefonista com catálogo à mão para isto.

Se o telefone for de outra cidade para Patos, o número de informação não é o 121, mas 124 (Patos e Itajaí), Uberaba 122, Araxá 123. Exemplo: alguém do Rio quer telefonar para a Prefeitura de Patos e não sabe o número local do telefone, apenas discará 034-124 (o resto 8212250 será fornecido pela telefonista).

* 1: Leia “Chegou o DDD”.

* Fonte: Texto publicado com o título “Instruções para o uso do DDD” na edição de 26 de março de 1978 do Jornal dos Municípios, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

* Foto: Sippulse.com, meramente ilustrativa.

Compartilhe