TEXTO: DIRCEU DEOCLECIANO PACHECO (1985)
Há exatamente um ano atrás, ao receber o catálogo distribuído pela Companhia de Telefones do Brasil Central – CTBC, ante suas inúmeras falhas, lancei aqui um grito de alerta, visando corrigi-las no ano subsequente. A repercussão foi excelente, numa prova de que o povo de um modo geral sentira o mesmo impacto e a Associação Comercial e Industrial de Patos de Minas, principal elemento de pressão em uma campanha daquela natureza, prontamente se colocou ao nosso lado através de um ofício a nós dirigido e do encaminhamento de outro à própria CTBC, no qual expressava a insatisfação de seus associados, que estariam dispostos a não mais anunciarem através das páginas daquele importante veículo de comunicação, que no caso em pauta, perdera esta função, pela quase total falta de manuseio, decorrente de suas precárias condições¹.
Tomado de grande contentamento, por ver próxima a solução do problema, há cerca de três ou quatro meses, participei de uma reunião promovida pela Associação Comercial e Industrial, à qual estiveram presentes o Gerente local da CTBC e um dos diretores do GUIA SABE, responsável pela edição do catálogo, quando ficou claramente definido que aquelas falhas seriam totalmente sanadas.
No decorrer da semana atrasada, por especial gentileza do escritório local da CTBC, antes do início da distribuição do catálogo/85 aos usuários, recebi dele um exemplar, para considerações e divulgação. Examinei-o de capa a capa, dando-me por satisfeito. Os nomes dos assinantes lá estão colocados pela ordem direta dos prenomes, em tipos destacados que substituíram as minúsculas letras do catálogo anterior, sem o uso abusivo de aspas que tanto confundiam a leitura.
É bem verdade que até 1983, nossos catálogos ofereciam duas opções: uma pelo prenome e outra pelo sobrenome, mas compreende-se perfeitamente que nos dias difíceis que atravessa nosso país, se reduzam algumas páginas, como forma austera de conter despesas não essenciais, o que se constitui em verdadeira economia, muito ao contrário do que se fez no ano passado…
Os nomes estão completos sem serem truncados por abreviaturas e os telefones dos assinantes que possuem mais de um terminal, aparecem agrupados. O catálogo é apresentado em um formato adequado e estético como os anteriores, em papel de boa qualidade e além disto, ilustrado por belíssima capa.
Nada mais existe portanto, a se reclamar, pelo menos é esta a primeira impressão. Falhas por certo existirão, pois elas existem em tudo que é feito por mãos humanas.
A DEBULHA se sente feliz por haver liderado a campanha vitoriosa e também justa, pois o que se reclamava era um tratamento coerente com a importância da cidade e da região, que pela sua pujança, tinha todo o direito de assim proceder.
Resta-nos agora, aplaudir a união de forças aqui registrada, que uma vez mais demonstrou a sua eficiência, através de solução rápida e adequada. Resta-nos ainda, aplaudir a CTBC e a GUIA SABE, que em boa hora souberam reconhecer seu erro, partindo para corrigi-lo, numa clara demonstração de respeito e de reconhecimento ao imenso valor da vasta comunidade desta região.
* 1: Leia “Catálogo Telefônico da CTBC Desagrada Usuários − 1 a 3”.
* Fonte: Texto publicado com o título “Reconhecer o erro e fazer justiça” no Editorial do n.º 124 de 30 de setembro de 1985 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.
* Foto: pontoxp.com, meramente ilustrativa.
* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.