DESCANSO DO AMIGO FIEL: O 1.º CEMITÉRIO DE ANIMAIS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

DESCANSO DO AMIGO FIELDesde dezembro de 2010 os animais têm um cemitério para “descansarem em paz”. E mais do que um funeral, o espaço permite que as pessoas deem um destino adequado ao animal de estimação após a morte. A proprietária do cemitério, uma senhora de 70 anos, realiza o trabalho como hobby e terapia.

Segundo a dona do local, Helena Ferreira, o espaço chamado de Descanso do Amigo Fiel surgiu de uma grande admiração após visitar um cemitério de animais em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. “Desde que abrimos a procura pelos serviços é grande. E funciona praticamente como um cemitério de humanos, pois o animal tem translado, é velado, enterrado e ainda recebe uma lápide de identificação com uma mensagem dos donos e a fotografia do bicho trabalhada em porcelana”, explicou.

Ainda de acordo com Helena, atualmente o cemitério atende quatro famílias por mês e o valor do serviço varia de acordo com os desejos do proprietário do animal, mas em média o preço é de R$ 500.

A secretária executiva Gislene Oliveira Silva adorou a ideia do cemitério para animais. “É algo inovador e necessário, afinal, muitas pessoas têm animais de estimação em casa”, contou. Ainda de acordo com Gislene, a cachorrinha dela, chamada Sofia, era como uma filha. “Foi uma perda irreparável. Eu e minha família sofremos muito, mas nos sentimos melhores em poder visitá-la para matar a saudade”, afirmou.

Gislene relatou ainda que durante o velório recebeu toda a assistência como lanche e local para descanso. Contou também que agora poderão manter vivas as memórias da cachorrinha que para a família era como uma filha. “Meu filho mora fora do país e quando ele vem podemos visitar o túmulo e matar as saudades da Sofia”, disse.

De acordo com a filha da proprietária, Ivania Ferreira, a mãe faz tratamento desde 2003 em Uberlândia devido a um câncer e, durante este período, retirou uma mama e parte do intestino grosso, o que a deixou bastante deprimida. “Na época o médico recomendou que ela tivesse um animal de estimação para se sentir mais alegre”, comentou. Ainda segundo Ivania, a mãe teve a ideia do cemitério e melhorou significativamente depois que adotou animais de estimação e passou a manter o local. “Hoje ela tem sete cães e dois gatos que, inclusive, dormem com ela. Ter animais cura qualquer depressão”, disse.

O portal oficial da empresa informa:

Desde tenra idade nós temos animais domésticos que são tratados com muito amor, carinho, dedicação e zelo, tornando-os membros da família. No início do ano de 2000 descobrimos a existência de Cemitério para Animais Domésticos. No início do ano de 2001, tivemos o prazer de visitar e conhecer o Cemitério para Animais “A Reviver” na cidade de Betim/MG, cujo proprietário é o honrado e culto Sr. JOSÉ MARIA que com muita bondade e boa vontade, nos mostrou seu magnífico Cemitério e explicou tudo sobre ele. Naquela época surgiu a ideia de construirmos um Cemitério de Animais, sendo esta protelada por todos esses anos, mas nunca esquecida. Agora, concretizada. Ao longo de nossas vidas perdemos muitos animais domésticos e sofremos demais com essa perda irreparável. O objetivo do CEMITÉRIO DE ANIMAIS “Descanso do Amigo Fiel” é proporcionar conforto às pessoas que sofrem com essa perda e quando a saudade bater mais forte, poder visitá-lo em local apropriado mantendo na memória as lembranças do animal vivo. É com muito zelo, respeito e carinho que seu animal é transladado, velado e sepultado. É confeccionada uma lápide com fotografia, datas de nascimento/óbito, mensagem e nomes de quem está homenageando. Há no local a “Casinha da Despedida”. Trata-se de um chalezinho aconchegante, iluminado, cheio de paz e tranquilidade, onde você e familiares podem prestar sua última despedida, consoante se vê no menu “Galeria de Fotos”. UM SEPULTAMENTO DIGNO AOS NOSSOS ANIMAIS É UMA FORMA DE AGRADECÊ-LOS POR TUDO QUE FEZ POR NÓS A VIDA INTEIRA!

NOTA: Para maiores informações e sobre a localização do cemitério de animais Descanso do Amigo Fiel entre em contato com a proprietária através dos telefones (34) 3821.8939, 9126.7081 e 9665.0620.

* Fonte: Edição de 20 de março de 2012 de G1/Triângulo Mineiro e portal oficial da empresa.

* Foto: Portal oficial da empresa.

Compartilhe