ROEDORES COMO ANIMAIS DE COMPANHIA – 1

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, ROEDORES.

ROEDORESO mundo dos animais de estimação não se resume a cães e gatos. Uma alternativa que tem aumentado bastante e encantado amantes de animais são os roedores. Pequenos e geralmente dóceis, eles são fáceis de lidar. Esses simpáticos animais são uma boa opção para quem quer companhia de um bicho sem ter tanto trabalho.

Nesse universo de pequenos roedores, os que fazem mais sucesso são o Hamster, a Chinchila, o Porquinho-da-índia, o Twister e o Esquilo da Mongólia. São animais fáceis de serem tratados, mas, como todos os outros, exigem cuidados específicos. “Eles precisam de uma gaiola grande com um abrigo, uma roda para brincadeiras, o bebedouro e o comedouro. Essa gaiola precisa ficar protegida da umidade, sol e correntes de ar”, orienta o veterinário Hugo Esteves.

A alimentação dos roedores também deve ser controlada, pois interfere diretamente na sua saúde e no tempo de vida. “Esses animais devem comer rações balanceadas, feitas exclusivamente para eles. É possível dar, mas só para complementar, algumas frutas. Porém, só faça isso depois de consultar com um veterinário quais são as opções adequadas”, explica.

O animal precisará tomar banhos secos com pó de mármore, vendido em pet shops, para evitar odores. No geral, esses bichinhos são bastante limpos e não transmitem doenças aos humanos. “Coloque dentro da gaiola em um recipiente por cerca de dez minutos. O bicho irá rolar e sair limpinho, sem odor”.

Chinchila, Porquinho-da-índia, Hamster e Mecol são considerados animais domésticos pelo Ibama e, portanto, sua criação é legal. Quando for comprar, verifique se a loja ou o criador possui registro no instituto.

Na maioria das vezes dóceis, os roedores são animais que necessitam de brincadeiras e exercícios para que vivam felizes e tranquilos. Eles possuem muita energia e deixá-los sem atividade pode até reduzir seu tempo de vida. O mercado oferece muitos artigos para entreter os roedores. Alguns itens servem para todas as espécies, outros são específicos. Há cubos coloridos para Hamster e Porquinhos-da-índia, carambolas indicadas para as brincadeiras da Chinchila e Porquinho-da-índia. Os famosos globos para exercícios são os preferidos dos Porquinhos e dos Hamsters. Muitas gaiolas possuem várias atividades para entreter os roedores.

Esses animais também precisam de objetos para roer, já que seus dentes incisivos não param de crescer. Tudo que estiver ao seu alcance poderá ser roído. E, se não tiverem nada à disposição, esfregarão um dente no outro para desgastá-los, o que também é um sinal de afeto. Portanto, providencie brinquedinhos para que seu pequeno animal de estimação se distraia. Podem ser blocos de madeira apropriada para isso, casca de coco ou rolos de papelão.

* Fonte: Texto de Letícia Murta publicado com o título “Roedores de Estimação” em 30 de novembro de 2012 em Otempo.com.br/Pampulha/Estilo.

* Foto: Porquinho-da-Índia, de Novotempo.com.

Compartilhe