MUSEU DA CIDADE DE PATOS DE MINAS – MuP

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

MUPO MuP – Museu da Cidade de Patos de Minas, criado através de Lei Municipal 5.508 de 29 de dezembro de 2004, se encontra instalado na Casa de Olegário Maciel, imóvel histórico tombado pelo Município de Patos de Minas.

A ideia de constituir o museu para a cidade de Patos de Minas teve início com a aquisição da Casa de Olegário Maciel, através de processo de desapropriação, executado em 1986. A partir daí, foi instalado no final da década de 1980 e início da década seguinte o Centro Histórico Cultural, que ali funcionou até 2001, quando foi transformado em Centro de Referência Histórica e Cultural de Patos de Minas, abarcando inclusive o Teatro Municipal “Leão de Formosa”, erguido no mesmo terreno da Casa.

A necessidade de institucionalização, sistematização e organização do acervo cultural do Município fez o Município de Patos de Minas criar o MuP. Desde então, aproveitando-se da antiga estrutura do Centro de Referência que já possuía quatro salas museológicas montadas, o MuP passou a elaborar a base institucional com a elaboração do seu plano diretor, regimento interno e normas de catalogação e registro de acervo. Também se preocupou em dar os primeiros passos no processo de intercâmbio com órgãos direcionados às práticas museológicos com intuito de criar condições técnicas mínimas e trocas culturais para o melhor atendimento da comunidade de Patos de Minas, Região do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. O MuP é parte integrante do SBM – Sistema Brasileiro de Museus, inscrito no cadastro nacional de museus do IBRAM – Instituo Brasileiro de Museus.

O Museu da Cidade de Patos de Minas possui os seguintes acervos: Acervo histórico, cultural, artes e ofícios – local e regional (Alto Paranaíba e Noroeste de Minas); Acervo arqueológico do Alto Paranaíba; Acervo documental e de imagens locais e regionais (Alto Paranaíba e Noroeste de Minas); Acervo de fundo público: 1880/2007; Acervo Musicográfico de Galdina Correa da Costa Rodrigues; Acervo do Presidente do Estado de Minas Gerais, Olegário Maciel (1930-1933).

O QUE É PATRIMÔNIO CULTURAL?

De acordo com o Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, o IEPHA, Patrimônio Cultural pode ser definido da seguinte forma: “Patrimônio cultural é a soma dos bens culturais de um povo. Os bens portadores de valores que podem ser legados a gerações futuras. É o que lhe confere identidade e orientação.” O Patrimônio Cultural se divide em dois grandes ramos: o Patrimônio Material e o Patrimônio Imaterial.

PATRIMÔNIO MATERIAL: é composto de “Bens Móveis” e “Bens Imóveis”. Os Bens Imóveis, como o próprio nome indica, não “saem do lugar”. Fazem parte dos Bens Imóveis: casas, igrejas, monumentos, praças, avenidas. Os Bens Móveis são aqueles que podem ser transportados. Podem ser: quadros, esculturas, móveis, utensílios, objetos rituais.

PATRIMÔNIO IMATERIAL: é todo o conjunto de valores morais, éticos, conhecimentos, comemorações, lugares, modos de falar e de se expressar, que caracterizam os membros da comunidade e lhes confere “identidade”, como os saberes, as celebrações, os lugares, as formas de expressão. São exemplos do Patrimônio Imaterial de Patos de Minas: o saber fazer artesanato em palha, a pamonha, a celebração das Congadas, o Mercado Municipal, os “causos”. Até o momento, Patos de Minas possui dois bens Tombados como Patrimônio Cultural Imaterial: As Folias de Reis e as Pamonhas!

MUSEU DA CIDADE DE PATOS DE MINAS
Casa de Olegário Maciel
Avenida Getúlio Vargas, 78 – Patos de Minas
CEP 38700-126
mup@patosdeminas.mg.gov.br

NÃO DEIXE DE VISITAR O NOSSO MUSEU!

* Fonte: Blog do MuP.

* Foto: Arquivo MuP.

Compartilhe