PATOS DE MINAS EM TEMPO DE NATAL

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

natalTEXTO: PADRE ALMIR NEVES DE MEDEIROS (1978)

Patos de Minas, julho de 1978

Prezado Amigo:

Naturalmente esta carta tem que ser impressa. Ela pretende atingir muitas pessoas, importantes e responsáveis como você. E pelo que lhe diremos abaixo, notará que tem que ser assim.

É uma constante a tristeza com que todos nós chegamos às Festas Natalinas. O nosso NATAL é triste, sem entusiasmo! Nossa cidade nada oferece que demonstre estar vivendo a mais linda Festa da Humanidade! Sem duvida, a mais colorida, a mais carregada de encanto e ternura!

Nosso comércio local (e você, melhor do que ninguém sabe disso) se ressente da apatia com que a população acolhe o Natal. As repercussões nocivas de que se ressente o comércio se deve à falta de uma motivação inteligente que traga o povo às ruas… Claro está que ninguém sai de casa ou vem a Patos de Minas para ver asfalto sujo e molhado… Há que haver algo que polarize as atenções da cidade e de toda a Região.

O DEPARTAMENTO DE DIFUSÃO CULTURAL da Prefeitura, que me está afeto, deseja contribuir, decididamente, para dar uma fisionomia diferente à nossa cidade. O NATAL/1978 tem que oferecer condições a que Patos de Minas se afirme como um centro de atenções para toda esta região. Para isso temos que somar forças e esforços para que o dia 1.º de dezembro se transforme no grande dia de abertura dos Festejos Natalinos em nossa cidade. Do dia 1.º de dezembro/1978 a 20 de janeiro/1979, desejamos ter Patos de Minas completamente enfeitada, transformada num sonho colorido, justificando sua tradição de cidade-pólo desta imensa região.

Por que esta carta no mês de julho? Simplesmente porque o tempo urge. Não podemos continuar com improvisações que não levam a nada. E, quando levam…, produzem verdadeiras aberrações que mais enfeiam do que embelezam… O comércio especializado não está preparado para responder aos inúmeros apelos que surgirão com os projetos que pretendemos. E você mesmo quer tempo para pensar naquilo que fará em sua loja. Ela tem que ser a melhor, a mais bem enfeitada, a mais colorida, a que vai dar o melhor recado… Tudo isso exige tempo, material a ser encomendado em BH, em São Paulo, não sei, e que deve estar em mãos com bastante antecedência. É por isso que vamos começar esta grande campanha, agora, neste mês de JULHO!

Toda a cidade está convidada a arregaçar as mangas… para o desafio deste projeto que temos em mente. Ele não pode ser apenas um sonho colorido. Tem que se tornar realidade. E você, meu amigo, comece a espalhar a idéia, fazendo-a vibrar.

Todos os Clubes de Serviço da cidade serão convocados (Lions, Rotary) e todas as Entidades de Classe. Percorreremos a cidade, de ponta a ponta, solicitando a todos o empenho e a colaboração exigida de cada um. Naturalmente, tenho certeza disso, a Associação Comercial estará à frente, conosco, dando a sua decisiva colaboração. Os Bancos da cidade, as grandes Empresas, enfim, a ninguém cabe se omitir. Patos de Minas tem que chegar a dezembro, decididamente conscientizada de que somente quando se somam esforços, valores, forças, sejam elas quais forem, conseguiremos algo de positivo. É preciso enfiar na cabeça esta noção tão simples: só COLHE AQUELE QUE PLANTA… É preciso investir na cidade… para que haja uma resposta.

Este PROJETO NATAL/1978 não há de ser da Prefeitura. Ele só será concretizado se for a soma de toda a cidade, empenhada num objetivo comum: Comércio, Entidades, Empresas, Clubes, Associações, Povo, enfim, toda a nossa realidade patense mais a Câmara e a Prefeitura Municipal.

Acreditamos nisso, meu amigo! Tanto acreditamos que estamos aqui, desafiando tudo e todos, partindo do nada, apenas noivos de uma idéia, mas já antevendo o NATAL mais lindo e colorido da história de Patos de Minas.

Voltaremos em breve à sua presença. Os Meios de Comunicação estarão unidos a nós nesta campanha. Você vai ouvir muita coisa. Receberá muitas sugestões. Será chamado a participar para construir o sonho que será uma realidade colorida. Converse com seus vizinhos e amigos. Pense no que vai ser o enfeite da sua rua, da sua casa, da sua loja.

E temos uma vaga idéia do que o MENINO DEUS, este ano, vai sorrir diferente dentro de você. Espere e verá!

Com amizade e consideração,

P. Almir Neves de Medeiros

Chefe do Departamento de Difusão Cultural

Prefeitura de Patos de Minas

* Fonte: Texto publicado na edição de 03 de agosto de 1978 do jornal Folha Diocesana, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Superconexao.org, meramente ilustrativa.

Compartilhe