No dia 21 de fevereiro de 1986, numa reunião com a participação de dezesseis diretores, foi empossado o Dr. Jacy Vasconcelos, pelo então presidente, Moacir Amâncio dos Santos, com a presença do Deputado Estadual José Maria Vaz Borges. A diretoria foi composta da seguinte maneira:
Presidente: Jacy Caetano de Vasconcelos; Vice:Presidente: Sérgio Roberto Borges; Primeiro Secretário: Agostinho Vieira Caixeta; Segundo Secretário: Apolinário Mendes de Andrade; Primeiro Tesoureiro: Jair Caixeta; Segundo Tesoureiro: Expedito José da Silva; Diretores Sociais: Antônio Vieira Caixeta, Joaquim José Fernandes, Moacir Amâncio dos Santos e Ronaldo Siqueira Santos; Conselho Fiscal: Breno Caixeta de Melo, Fábio Helvécio Ferreira Borges, João Borges de Andrade e Moacir Caetano de Vasconcelos; Diretores de Publicidade: Geraldo Augusto Borges (Rádio Princesa) e José Paschoal Borges de Andrade (Rádio Clube de Patos); Diretor Jurídico: Dácio Pereira da Fonseca.
É interessante observar que a posse foi dada a uma estrutura diferente das outras diretorias. Nessa formação são criados Diretores Sociais, Diretores de Publicidade e Diretor Jurídico que não fazem parte das outras diretorias do clube. É provável que já se estava preparando para a união com o Esporte Clube Mamoré, que na gestão do Dr. Jacy foi sugerida, mas não foi levada à frente por incompatibilidade de estatutos. A sugestão foi apresentada formalmente em reunião pelo então Primeiro Secretário, Agostinho Vieira Caixeta.
Quando assumiu a Presidência, Dr. Jacy era ligado ao futebol e muito amigo do Moacir Amâncio dos Santos, que o apoiou e participou de sua diretoria. Empresário proprietário de várias lojas de calçados na cidade, nasceu em Paracatu no dia 07 de abril de 1936 e se mudou novo para Patos. Com a morte do pai, de família muito simples, ele veio a trabalho iniciando como contínuo do Banco do Comércio, onde chegou ao cargo de gerente.
Comerciante conhecido na cidade, junto com os irmãos foi proprietário da Futurista Calçados, antigo dono da Imperatriz dos Calçados, também da Renata Calçados, Grande Gala Calçados, Perfil Calçados, Olímpica Calçados e da Indústria de Calçados e Comércio Karina. No ano de 1980 foi homenageado em Belo Horizonte como empresário do ano. Quando morou em Patrocínio, lançou um bairro chamado Cidade Nova, hoje Morada Nova, maior bairro residencial daquela cidade. Sua esposa, Marilene, é patrocinense.
Graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia em 1976, e como bacharel não chegou a ter seu registro na OAB, nem praticar a profissão de advogado. Sua vida está ligada basicamente ao comércio e ao futebol. Participou do Lions Clube, foi membro do Conselho Deliberativo do Mamoré e fez parte da Liga Patense de Desportos. Gostava de jogar futebol e o fez até depois de seus sessenta anos.
Dr. Jacy faleceu com 81 anos em 19 de junho de 2017, e é também mais uma marca que liga a identidade da Sociedade Recreativa Patense ao comércio de Patos de Minas. Grande parte dos gestores e associados do clube foram ou ainda são proprietários de grandes lojas na cidade. Dr. Jacy é mais uma confirmação dessa premissa.
As finanças da Recreativa passavam por muitas dificuldades durante o período de sua gestão. No entanto, ele movimentou o clube buscando novos associados, realizando eventos com os bancários da cidade, atuou junto à Prefeitura e de personalidades importantes, procurando uma posição de destaque do clube na sociedade. Foi o que trouxe as candidatas à Rainha do Milho para o salão de danças e chegou a incluir um baile da Recreativa na programação da Festa do Milho.
Dr. Jacy é pai de Rogério, casado, ainda sem filhos, formado em Administração, trabalha no Banco Santander pela filial de Uberaba e reside em Patos de Minas. É também pai de Rodrigo que reside na cidade. Outra atividade que desempenhou e pela qual muitos o conheciam foi a de professor de matemática e português. Seja como professor, advogado, desportista ou empresário, Dr. Jacy tem seu nome ligado à história da Sociedade Recreativa Patense, para sempre.
* Fonte e foto: Livro Recreativa: Uma Jovem Acima de 80 Anos (2018), de Dennis Lima.