JOÃO BORGES JÚNIOR − 2.º PRESIDENTE DA RECREATIVA

Postado por e arquivado em PESSOAS.

Presente desde a primeira reunião para criação da SRP, juntamente com os demais pioneiros da época, Dr. João Borges veio a ser o segundo presidente da casa. Participou intensamente das atividades e foi peça chave nos momentos mais importantes do clube.

José Ventura Malheiro, então presidente da época, já havia se mudado para Belo Horizonte e apresentou sua renúncia ao cargo por impossibilidade de dar a atenção que a Sociedade Recreativa Patense necessitava. Dr. João Borges foi indicado, por João Gualberto e foi aclamado pelos presentes para assumir o cargo em 3 de junho de 1938.

Dr. João Borges se comprometeu a ficar com a responsabilidade somente até a conclusão da construção da sede. No entanto, por motivos profissionais, renuncia ao cargo em 6 de Novembro de 1938.

Desta forma a diretoria para este período ficou com a seguinte composição:

Presidente, Dr. João Borges; Vice-presidente, Hugo José de Souza; Tesoureiro, Laurindo Borges; Primeiro Secretário, Eunápio Correa Borges; Segundo Secretário, José Juca Borges; Diretores do Mês, Dolor Caixeta de Mello, Fernando Caixeta de Mello, Antônio Caixeta; Conselho Fiscal, Júlio Bruno, Anésio Rocha.

Dr. João, personalidade de muita importância na história do município, nasceu em Patos de Minas em 11 de setembro de 1886 e faleceu em 4 de janeiro de 1980, aos 93 anos.

Filho de João Antônio Borges e de Lina Corrêa da Costa que após o casamento recebeu o nome de Lina Corrêa Borges, fazia parte de uma família grande, cujos irmãos eram: Eunápio Corrêa Borges, Afonso Corrêa Borges, Lenita Borges Rodarte, Eliza Borges (Lizoca), Zenóbia Corrêa Borges (Niguita), além dos meio irmãos e irmãs: Alzira de Mello Borges, Maria Conceição de Mello Borges, América Augusta de Mello Borges e Adelaide Borges de Andrade.

Foi um dos fundadores da Recreativa e era cunhado de outro fundador, Virgílio Borges, que era o esposo de Maria Conceição.

Casou-se pela primeira vez com Maria Ferreira Borges de Mello (Fia) e dessa união nasceram os seguintes filhos: Clélia Maria Borges, Dr. Paulo Borges, Zuleika, Dr. Fábio Helvécio, Roberto Augusto, Dr. Helvécio Henrique e Maria Lina: Já do segundo casamento com Maria de Mello Ribeiro Borges (Mariquinha), os filhos são: Dr. João Lucas, Modesto Ribeiro e Lina Maria.

Muitas foram as contribuições do Dr. João Borges para o andamento da gestão da Recreativa e a principal foi a proposta de construção da sede, já em setembro de 1936, numa reunião da diretoria.

Estudou no Colégio Dom Bosco, em Cachoeira do Campo. Graduado em Farmácia e em Medicina no Rio de Janeiro, Dr. João Borges é um dos patenses mais ilustres, não só como médico, mas como político e cidadão. Participou ativamente da Fundação do Hospital Regional e do Colégio Marista, além de muitas outras atividades importantes na cidade. Foi vereador de 1947 até 1962.

Em seu pouco tempo como presidente e nos demais cargos que ocupou, Dr. João Borges participou das decisões mais importantes nos primeiros anos de existência da Sociedade Recreativa Patense, como demonstra os registros nos documentos, comparecendo a praticamente todas as reuniões e desempenhando várias funções no clube.

Sua filha caçula, do segundo matrimônio, Lina Maria Borges Ribeiro tem guardadas muitas lembranças do pai, com um cuidado especial. Em entrevista à Revista Recreativa, Lina Maria foi muito solicita e simpática ao recordar com carinho a história de Dr. João Borges.

Ela relembra das histórias de como seu pai contava de suas idas para o Rio de Janeiro para estudar. Ia a cavalo até Belo Horizonte. Parava em São Gotardo para descansar. Seguia depois até a capital, de onde fazia o trajeto final de trem até a capital do país, na época, Rio de Janeiro.

Ela guarda com carinho várias peças de uso pessoal do Dr. João Borges, fotos, registros e documentos de um período muito importante na história de nossa cidade.

Lina Maria estudou no Colégio das Irmãs, fez ciências biológicas e frequentou os bailes da Recreativa. Participou dos blocos de fantasias nos carnavais e era uma foliã de primeira hora.

Ela também se recorda de todos os seus irmãos e irmãs e em especial o Dr. Paulo Borges a quem tem muita admiração. Dr. Paulo Borges também foi um grande amigo e frequentador da Recreativa. Uma das grandes inteligências desenvolvidas em Patos de Minas.

Ela destaca o lado brincalhão do pai, revelando uma de suas tiradas. Em junho de a054, as professoras e funcionárias do então Grupo Escolar Marcolino de Barros procurou o Dr. João Borges para uma doação para a festa junina daquela escola. O pedido, fazendo uso da linguagem típica das festividades de São João, veio através dos versinhos escritos em um papel pequenino:

Nois vem pedi pra Cantina
Nesta festa de São João
Uma prenda pequenina
Mas dada de coração…

Dr. João Borges respondeu de forma carinhosa e brincalhona, demonstrando seu lado pitoresco ao lidar com a comunidade daquela época. O texto, também escrito em um papel pequenino, utilizando a mesma linguagem das festividades de São João também é feito de versos:

Resposta ao pedido de auxílio para a cantina:
Siá moça, eu vou lhe mandá
a quantia pequenina
que vancê falou preu dá
para as festas da cantina.
Pequenina é a quantia,
e dada de curação;
mas, embora sem valia
pra outro destino, Não!
Siá moça, nessa agonia…
ao frio, sem roupa e feijão,
gente nem tem alegria,
num pode… sortá balão.
Um amigo das Cantinas
Patos de Minas, 4/VI/954
Vai 10 cruza

A Contribuição do Dr. João Borges para a História da Recreativa é digna de destaque não só por sua atuação, mas também pelo envolvimento de seus descendentes na vida da Sociedade Recreativa Patense.

Dr. João Borges é uma personalidade histórica que tem o apreço especial da Recreativa pela contribuição nos momentos decisivos e pelo legado familiar que hoje é parte integrante de nossos associados.

* Fonte: Livro Recreativa: Uma Jovem Acima de 80 Anos (2018), de Dennis Lima.

* Foto: Do jornal Correio de Patos.

Compartilhe