JOSÉ EUNÁPIO BORGES − 8.º PRESIDENTE DA RECREATIVA

Postado por e arquivado em PESSOAS.

Companheiro do Dr. José Olympio Borges e também do ilustre Dr. Deiró Eunápio Borges, o Dr. José Eunápio Borges, advogado na Rua Tenente Bino n.º 2, teve uma atuação política expressiva na cidade. Já em 1929 discursou por várias vezes na passeata promovida pelos fundadores do Partido Politico Popular de Patos (PPPP) em favor da Aliança Liberal.

José Eunápio Borges surge pela primeira vez nas reuniões da Sociedade Recreativa Patense em 6 de dezembro de 1941, como proprietário de um quinhão. Também na eleição da diretoria em primeira votação sem quórum no dia 26 de novembro de 1942. No dia seguinte é eleito Primeiro Secretário, com 147 votos para a gestão de 1943, tendo como presidente eleito Joãozinho Andrade. Ambos tomaram posse no dia 8 de dezembro de 1942. A partir daí as atas são datadas e assinadas por ele. Em dezembro de 1943 foi novamente eleito como Primeiro Secretário e a partir desta data passa a ser referido como Dr. José Eunápio Borges, tomando posse no mês seguinte.

Em dezembro de 1944 toma posse como Segundo Secretário, para a gestão de 1945. Volta a secretariar as reuniões a partir de 1946. No dia 8 de dezembro de 1946, na posse da nova diretoria, cujo presidente era Joãozinho Andrade, fez um discurso como orador oficial. Joseph Borges de Queiroz, secretário daquele evento de posse, comentou:

“… belíssimo e profundo discurso, de cunho filosófico-sociológico, falando de espiritualidade que devemos imprimir aos nossos atos” − ressaltando que era duplamente memorável o dia da presente posse: o do décimo aniversário da Recreativa e da posse da presente Diretoria, − afirmando afinal: “Nada mais havia cumprir nesta hora de que apresentar os seus votos de felicidade a nova Diretoria, que dará novo brilho a Sociedade Recreativa”. Suas palavras foram muito apreciadas e aplaudidas.

Finalmente, em novembro de 1949 é eleito presidente para a gestão de 1950, com 146 votos do total de 192 (76%). Toma posse em 8 de dezembro daquele ano. Nessa ocasião a diretoria ficou assim composta:

José Eunápio Borges, Presidente; Ilídio Pereira da Fonseca, Vice-Presidente; José Caixeta de Santana, Primeiro Secretário; José Vilácio da Rocha, Segundo Secretário; Geraldo Caixeta de Melo, Tesoureiro; Comissão de Contas: Eufrásio José Rodrigues, José da Rocha Filgueira Filho e Virgílio Borges; Suplentes: Augusto Caixeta de Queiroz, Elpidio de Melo Ribeiro e Ibrahim Pereira da Fonseca.

Em novembro de 1950 conduz a reunião da eleição da diretoria que chega à eleição de José Ilídio Pereira para a gestão do ano seguinte.

Dr. José Eunápio Borges foi por uma década considerado o orador oficial da Recreativa, dado à sua eloquência e profundidade de seus discursos.

* Fonte e foto: Recreativa: Uma Jovem Acima de 80 Anos (2018), de Dennis Lima.

Compartilhe