JOÃO BORGES DE ANDRADE − 5.º PRESIDENTE DA RECREATIVA

Postado por e arquivado em PESSOAS.

Joãozinho Andrade, como era conhecido, fundador da Recreativa, associado sempre presente nos eventos sociais e integrante da diretoria, presidente da Casa nos anos de 1943, 1947, 1956, 1963, 1964 e 1978, vice-presidente por dois outros mandatos, indicou muitos dos futuros presidentes eleitos da Sociedade Recreativa Patense.

Há quem diga que quem “mandava” no clube era o Joãozinho Andrade, uma forma de reconhecer sua dedicação e sua presença constante na vida da agremiação. Seus filhos dizem que a Recreativa era uma extensão de sua casa, tamanha era sua identidade com a vida do clube. Participava dos bailes, das horas dançantes e também jogava um carteado com os amigos.

Nascido em 12 de dezembro de 1907, filho de Vicente Pereira de Andrade, que veio de Formiga-MG e de Adelaide Borges de Andrade, natural de Patos de Minas, Joãozinho Andrade foi um dos mais proeminentes comerciantes da cidade. É provável, segundo afirmam seus filhos, que o sobrenome Andrade, de sua família, tenha uma ligação com a família de Luíza Correa de Andrade que foi a benemérita doadora dos terrenos para a formação do núcleo original de Patos de Minas juntamente com o marido Antônio Joaquim da Silva Guerra.

Segundo o Jornal dos Municípios de 1969, Joãozinho Andrade começou sua vida profissional aos 15 anos na Casa da Economia de Virgílio Borges e Deiró, como balconista até 1927. Em 1928 passou a trabalhar na firma Amorim & Andrade, onde foi gerente e comprador. Em 1933 adquire esse comércio e cria a sua Casa do Joãozinho. Nada mais, nada menos que no local onde seria construída a sede da Sociedade Recreativa Patense em 1940.

Já em 1936, construiu a sede de sua empresa na Esquina da Rua Major Gote com a Rua Tenente Bino, de frente para a Praça Antônio Dias. Ali sua empresa funcionou por mais 42 anos, até 1978 e, por esta loja, passaram muitos futuros empresários da cidade, que ali se formaram, aprendendo a arte do comércio no atacado e no varejo.

Ligado da mesma forma à vida cultural, manteve programas infantis na Rádio Clube de Patos, “Só para crianças” e “Calouros em Desfile”.

Católico fervoroso, membro da União dos Moços Católicos e frequentador assíduo da igreja, Joãozinho Andrade também era músico instrumentista. Foi trompetista por 15 anos da Banda Musical do Maestro Augusto Borges, flautista na antiga Igrejinha da Praça Dom Eduardo e também na catedral de Santo Antônio por 40 anos, além de ter criado o conjunto musical “Brasil Gente Nossa” e ter composto várias valsas para homenagear suas netas.

Também participou da vida política da cidade como correligionário de Deiró Eunápio Borges, seu sogro e fundador do Partido Político Popular de Patos (PPPP) e também delegado do PMDB. Sua atuação na política da cidade foi marcada pelo grande círculo de amizade com as principais lideranças.

Por dez anos foi Juiz de Paz de Patos, desde 1936.

Casado com Yolanda Borges de Andrade, pai de 13 filhos, 3 dos quais já falecidos (João Batista, Miguel Borges e Gabriel Borges). Os demais filhos do casal são: Nora Maria, Fernando Borges, Iolanda Maria, José Celso, Deiró Vicente, Henrique Borges, Rafael Borges, Miguel Ângelo, Matias Borges e Nara Maria Borges de Andrade Macedo.

Em 1942, foi eleito pela primeira vez presidente da Sociedade Recreativa Patense com 140 com 148 votos presentes na reunião de eleição da diretoria para o ano seguinte, ou seja, 94,5% do total. Na época, Joãozinho possuía 7 quinhões. Tomou posse no dia 8 de dezembro de 1942. A seguinte diretoria foi empossada nesta data:

João Borges de Andrade, Presidente; Ilídio Pereira da Fonseca, Vice-Presidente; José Eunápio Borges, 1.º Secretário; Joaquim Dias da Costa, 2.º Secretário; Antônio da Silva Caixeta, Tesoureiro; Altino Fernandes Caixeta, Geraldo Caixeta de Melo e Júlio Bruno: Comissão de Contas; Alcides Pereira da Silveira, José Otávio Borges e João Rocha: Suplentes.

Mesmo antes deste mandato, Joãozinho Andrade participava intensamente da vida da Sociedade Recreativa Patense. Posteriormente, mesmo não sendo um dos maiores acionistas do clube, cresceu sua influência nas eleições, pois além de seus votos ele votava representando os associados, numa época em que o número de cotas era contado como o número de votos válidos.

O icônico Joãozinho Andrade é a personagem símbolo da Sociedade Recreativa Patense: comerciante, político, músico, jogador, dançarino, católico, fundador, presidente e um membro proeminente da família Borges.

NOTA: Joãozinho Andrade faleceu em 22 de abril de 1998.

* Fonte: Recreativa − Uma Jovem Acima de 80 Anos, de Dennis Lima.

* Foto: Arquivo de Fernando Borges de Andrade, publicada em 20/08/2014 com o título “João Borges de Andrade”.

Compartilhe