EUNÁPIO CORRÊA BORGES − 7.º PRESIDENTE DA RECREATIVA

Postado por e arquivado em PESSOAS.

Eunápio Corrêa Borges nasceu em Patos de Minas em 1894, filho de João Antônio Borges e Lina Corrêa Borges e faleceu em 17 de outubro de 1983, com 89 anos.

Fundador e por cinco vezes presidente da Recreativa, nos anos de 1946, 1948, 1949, 1979 e 1981. Presente em praticamente todas as reuniões e eventos, desde setembro de 1935 até o início da década de 1950.

Em 1936 foi eleito Diretor do mês. Em dezembro do mesmo ano foi Segundo Secretário. Vice-presidente por aclamação em 1939 para a gestão de 1940. Empossado como tesoureiro em 1941, já com a propriedade de 7 quinhões. Eleito presidente em novembro de 1946, tomou posse em 8 de dezembro para a gestão de 1947. Já possuía nesta época 20 quinhões. Foi reeleito em 1948 para a gestão de 1949. Em sua primeira gestão como presidente, a diretoria eleita ficou composta da seguinte maneira:

Eunápio Corrêa Borges, Presidente; João Cota Valadão, Vice-Presidente; Joseph Borges de Queiroz, Primeiro Secretário; Walfredo Borges, Segundo Secretário; José Caixeta de Santana, Tesoureiro; José Ilídio Pereira, Júlio Bruno e Modesto de Melo Ribeiro, Comissão de Contas; Geraldo Caixeta de Melo, José Rocha Filgueira e Sebastião Borges de Amorim, Suplentes.

Napinho, como era chamado por todos, tinha uma formação religiosa muito forte, era católico e fez parte da União dos Moços Católicos, desde sua criação em 1927. Alguns de seus companheiros nessa associação foram também fundadores da Recreativa: Otávio Borges e o pharmaceutico Theodorico Borges. Outro companheiro da UMC que também viria a ser presidente do clube foi João Gualberto de Amorim Júnior (Zico Amorim).

Foi proprietário da Farmácia Borges¹, sob a gerência do farmacêutico Wagner Correia que fazia análises laboratoriais, em meados da década de 1910.

Casou-se com Zenóbia Caixeta Borges² em 23 de fevereiro de 1949³, em Patos de Minas, tendo como filhos Gabriel e Ricardo Eunápio Borges, residindo sempre na mesma casa que adquiriu de João de Barros na Rua General Osório4 a poucos metros da sede da SRP. Seu filho Ricardo foi segundo tesoureiro na gestão de 1994.

Sua esposa Zenóbia era uma pessoa atuante socialmente e teve um papel preponderante na arrecadação de doações para a construção da Igreja Matriz de Santo Antônio. Atuou também em momentos importantes e decisivos da vida da Recreativa, preparava o salão e participava dos bailes promovidos pelo clube.

* 1: Leia “Farmácia São José e Farmácia Borges − 1915”.

* 2: Leia “Zenóbia Caixeta Borges”.

* 3: Leia “Eunápio & Zenóbia: Cartão-lembrança da Lua-de-Mel”.

* 4: Leia “Casa de João de Barros”.

* Fonte e foto: Recreativa: Uma Jovem Acima de 80 Anos, de Dennis Lima (2018).

Compartilhe