JOÃO GUALBERTO DE AMORIM JÚNIOR − 3.º PRESIDENTE DA RECREATIVA

Postado por e arquivado em PESSOAS.

A presença de Zico Amorim na vida da Recreativa é de fundamental importância para que se possa entender a trajetória de sucesso do clube.

Na segunda reunião dos primórdios da Sociedade Recreativa Patense ocorrida em novembro de 1935, também provavelmente no Hotel da Luz pouco mais de dois meses após a primeira, João Gualberto de Amorim Júnior, conhecido na cidade por Zico Amorim, já participou.

Das trinta e uma pessoas que estavam presentes três eram farmacêuticos: Theodorico Borges, João Gualberto de Amorim Júnior e Sebastião Castro Amorim. Estes senhores fizeram a eleição da primeira diretoria da Recreativa, por meio de votação.

Participando como secretário ad hoc¹ da Sessão Inaugural já no salão do Edifício Ponto Chic, João Gualberto fez o registro da posse da primeira diretoria em 8 de dezembro de 1935, data que seria preservada para sempre como a data de aniversário da SRP.

Ainda em 1935 é nomeado membro da comissão que ficaria responsável para elaboração do primeiro estatuto da Recreativa, juntamente com Deiró Eunápio Borges e Dr. José Olympio Borges.

Já em 1936, João Gualberto é designado para elaborar um telegrama de moção de apoio incondicional da Sociedade Recreativa Patense ao então Governador do Estado, Dr. Benedito Valladares Ribeiro pela pacificação da política mineira.

Com a carta de exoneração do Presidente Malheiro, em junho de 1938, João Gualberto apresenta o nome do Dr. João Borges para exercer a presidência, o que foi aceito por aclamação dos presentes.

Em novembro de 1938, com a renúncia do Dr. João Borges e diante dos boatos de dissolução da Recreativa, defende a manutenção da Sociedade, declara-se disposto a liderar os destinos da entidade e é muito aplaudido. Pede 30 dias de prazo para estudar a situação do clube e a partir de 14 de novembro deste ano, por aclamação, se torna o terceiro presidente da casa.

As reuniões da diretoria passaram a ser realizadas na casa do Sr. Affonso Queiroz e na sala de espera da Pharmácia São José, de João Gualberto de Amorim Júnior. Essas mudanças se devem ao fato do aluguel do Ponto Chic ser muito caro.

É muito importante observar que Modesto de Melo Ribeiro passa a secretariar as reuniões da diretoria. Os dois, Zico Amorim e Modesto já são parceiros em outro grande projeto em Patos de Minas: a criação da Rádio Clube de Patos, no mesmo período. Ou seja, são realmente realizadores de vulto na cidade.

João Gualberto de Amorim Júnior é o presidente que construiu o prédio sede da Sociedade Recreativa Patense. Organizou o lançamento da pedra fundamental, registrou  junto à Prefeitura o projeto da construção e dirigiu os destinos do clube até a inauguração.

A inauguração da sede se deu em 21 de dezembro de 1940. Entre esse grande evento e o lançamento da pedra fundamental em 16/08/1939 se passaram exatos 462 dias. Este foi o período levado para a construção do prédio.

João Gualberto de Amorim Júnior, o Zico Amorim, juntamente com Modesto, foram os realizadores deste projeto, conseguindo conduzir os trabalhos com criatividade e muito esforço. Conseguiram empréstimos bancários, alugaram as lojas do térreo, cobraram pontualidade dos acionistas, negociaram e atingiram o objetivo final.

João Gualberto ficou na presidência do clube até dezembro de 1941. Seu legado é de muita realização, dinamismo e pulso firme na condução da SRP. Foi sob sua batuta que foi erguido um prédio moderno de grande importância para a sociedade de Patos de Minas. Assim como outros trabalhos que deixou nesta cidade, Zico Amorim é responsável por conseguir, em pouco tempo, transformar um sonho em realidade.

Sua sucessão foi feita com dificuldades, com a renúncia de José Olympio Borges, eleito, que foi substituído por José Olympio de Melo no cargo. O ano de 1942 começaria de forma diferente: a Recreativa agora tinha sua sede própria.

Uma obra importante havia sido levada a término. Em seu comando, Zico Amorim, da Pharmácia João José.

A composição da diretoria na época da inauguração do prédio era:

João Gualberto de Amorim Júnior, Presidente; Eunápio Corrêa Borges, Vice-Presidente; Modesto de Mello Ribeiro, Primeiro Secretário; José Juca Borges, Segundo Secretário; Laurindo Borges, Tesoureiro. Conforme registrado na placa comemorativa, foram auxiliares: Antônio da Silva Caixêta, Fernando Caixêta de Mello e Octavio Borges.

João Gualberto de Amorim Júnior, é natural de Patos de Minas, nascido no dia 1.º de julho de 1890, filho de João Gualberto de Amorim e Olímpia Caixeta de Melo Amorim. Formado em Farmácia pela Faculdade de Ouro Preto (MG) no ano de 1912. Faleceu em 10 de dezembro de 1971 com 81 anos.

Casou-se com Maria da Conceição Borges de Amorim (D. Mariquinha), com quem teve 9 filhos, formando uma família de grande prestígio na cidade.

Foi membro da União dos Moços Católicos de Patos de Minas, juntamente com outros fundadores e futuros diretores da Recreativa.

Da mesma forma ocupou o cargo de 1.º Secretário do Diretório do PPPP (Partido Político Popular de Patos) em 1924.

Autor do manuscrito editado em Belo Horizonte em 1946 Aspirações do Povo de Patos de Minas², Zico Amorim propõe quinze temas principais para o desenvolvimento da cidade, no período do pós-guerra. Muitas das questões por ele levantadas se tornaram realidade na cidade.

São eles a seguir, de acordo com a publicação: Educação e Instrução, Saúde Pública, Assistência Social aos Pobres, Luz e Energia Elétrica, Calçamento da Cidade, Estradas e Pontes, Rede Telefônica, Urbanização da Cidade, Mercado Municipal, Matadouro Municipal, Panair do Brasil S.A. (instalação na cidade), Melhoramentos Particulares, Cadeias e Repartições Públicas, Distritos e Vilas e Estrada de Ferro.

Por sua contribuição ao desenvolvimento da cidade, pelo que trabalhou na construção de grandes instituições Zico Amorim foi um gigante de seu tempo.

* 1: É uma expressão latina cuja tradução literal é para isto ou para esta finalidade. É geralmente empregada sobretudo em contexto jurídico, também no sentido de para um fim específico.

* 2: Leia “Zico Amorim e suas Aspirações nos Idos de 1946”.

* Fonte: Recreativa: Uma Jovem Acima de 80 Anos, de Dennis Lima (2018).

* Foto: Arquivo da Sociedade Recreativa Patense.

Compartilhe