JOSÉ DIAS DOS REIS ATÉ 1984

Postado por e arquivado em PESSOAS.

José Dias dos Reis (Professor Ita)¹ nasceu em Morada Nova em 06 de janeiro de 1902, filho de Olinto Dias Campos e Alexandrina Isabel do Carmo. Foi criado em Santo Antônio do Monte, onde iniciou seu curso de música, estudando ali 10 anos. Foi maestro de várias Bandas e Orquestras. Em 1927 veio para Patos sem ainda o “de Minas” onde ingressou na Banda Santa Cecília, sob a regência do Maestro Augusto Borges, o qual veio a ser seu sogro em 1934, quando se casou com Serafina Borges no dia 16 de julho. Deste casamento nasceram 10 filhos: Terezinha, Maria José (Marita), José, Cecília, Dulce, Olinto, Walter, Celina, Alda e Ângela Borges dos Reis. De seus oito filhos casados tem o casal 15 netos.

Em 1938 foi para São Gotardo, nomeado professor de música na Escola Normal, onde também organizou a Banda de Música, Orquestra e Coral da Igreja. Em 1940 transferiu-se para São Gonçalo do Abaeté, onde ocupou o cargo de Chefe do Serviço de Fazenda da Prefeitura local. Em 1947 foi nomeado por “Intervenção Federal” Prefeito da mesma cidade. Aí também organizou uma Banda de Música e vários de seus alunos sobressaíram mais tarde na arte musical.

Em 1949 transferiu-se para João Pinheiro, contratado pela Prefeitura para organizar a banda de música e orquestra local. Em 1954 foi nomeado pelo saudoso Dr. Juscelino Kubistchek de Oliveira, Adjunto Promotor da Justiça, onde permaneceu até 1956. Regressou a Patos de Minas ainda em 1956 onde ocupou o cargo de Chefe de Dívida Ativa da Prefeitura, durante 16 anos.

Aposentou-se em 1972, nunca abandonando suas atividades musicais tocando como só ele sabe, a sua clarineta e dando aulas de música, lecionando violão, violino, acordeon, etc., não só para adultos como para crianças a partir de 4 anos de idade, com extrema dedicação. Possui em seu rico acervo musical várias composições, dignas de serem executadas para o mais exigente público, não podendo de deixar de citar a Marcha Nupcial, executada em seu próprio casamento, vários hinos (Hino do Cinquentenário da E. E. Marcolino de Barros e do Esporte Clube Mamoré), além de várias músicas clássicas, militares e populares

Atualmente, com seus 82 anos de idade, residente em Belo Horizonte desde 1975, ainda alegra a muitos em companhia de seus filhos que dele herdaram o dom artístico, principalmente Celina e Walter, na cidade das Alterosas. Em todas suas andanças sua esposa o acompanhou com todo amor e dedicação, dando sua valiosa colaboração nos corais das igrejas e na dedicação extremosa de mãe e dona de casa.

No dia 16/07/1984 o casal Ita e Serafina, em companhia de seus dez filhos, noras e genros, 15 netos e alguns familiares celebraram suas Bodas de Ouro na Igreja São Francisco de Assis, em Belo Horizonte, com uma comovente cerimônia religiosa, abrilhantada pela linda voz de sua filha Celina.

Embora na humildade que lhes é peculiar, em uma cerimônia sem pompas, jamais aqueles que ali estiveram, esquecerão aquele dia tão memorável. As palavras do Frei Mariano, “sacerdote sorriso”, de um carisma incrível, ficarão para sempre gravadas no coração de cada um de nós, como uma mensagem de fé e esperança na jornada do dia-a-dia.

* 1: Leia “Banda de Música Santa Cecília”

* Fonte e foto: Texto publicado na coluna Conterrâneo Ausente com o título “José Dias dos Reis” e subtítulo “1934−1984-Bodas de Ouro − Professor Ita e Serafina” no n.º 96 de 31 de julho de 1984 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

Compartilhe