DR. EUFHRASIO JOSÉ RODRIGUES SE ISENTA DA CIZÂNIA ENTRE ALFREDO BORGES E ADÉLIO DIAS MACIEL

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

O histórico das famílias Borges e Maciel é repleto de feitos em prol do crescimento de Patos de Minas. Cada uma contribuiu com seu quinhão para que as benesses chegassem aos habitantes em forma de progresso. Entretanto, as duas famílias foram ferrenhas adversárias, tanto na política quanto na religião. São inúmeras as rusgas entre elas¹. Uma delas aconteceu em 1911. Tudo começou quando Olympio Borges criticou o delegado de polícia e o ainda estudante de Medicina Adélio Dias Maciel tomou as dores do agente policial através de artigos publicados no jornal Cidade de Patrocínio². Houve uma singela resposta do Dr. Olympio publicada no jornal O Commercio³. E houve respingos atrozes nos ombros de Alfredo Borges, proprietário do jornal O Commercio e que assinava seus artigos com o pseudônimo Zé Ninguém. A resposta do Alfredo foi virulentíssima4. Enquanto os dois se digladiavam através das folhas dos dois jornais, um colaborador de O Commercio, respeitadíssimo na Cidade e amigo de ambos, Dr. Eufhrasio José Rodrigues, fez questão de declarar no jornal que não tomava partido de nenhum dos dois.

* 1: Leia “Borges x Maciel”, “Borges x Maciel: A Crise de 1925 − 1 a 6”, “João Borges Comenta uma Visita ao Colega Adélio Dias Maciel: Médicos em Conflito em 1925″, Aleixo Araujo x Antônio Dias Maciel: Um Capítulo da Pendenga Política Entre Borges e Maciel”.

* 2: Leia “Olympio Borges se Revolta Contra a Polícia em 1911”.

* 3: Leia “Olympio Borges x Adélio Dias Maciel − 1911”.

* 4: Leia “Alfredo Borges se Revolta Contra Adélio Dias Maciel”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Declaração publicada na edição de 17 de setembro de 1911 do jornal O Commercio, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

Compartilhe