PATOS DE MINAS PRECISA DE INDÚSTRIAS – 1970

Postado por e arquivado em ANÚNCIOS, COMÉRCIO.

No início da década de 1950, Patos de Minas enfrentava uma crise energética severa, com constantes apagões diários e, principalmente noturnos, o que desencorajava até a característica indústria de pequeno porte. Providências foram tomadas.  Em 02 de outubro de 1956 o Jornal dos Municípios anunciou: Finalmente poder-se-á chegar a término a angústia porque passava a população patense, com relação à energia elétrica. Estava pronta a Usina das Lages¹. Mas não foi o suficiente para incrementar a indústria, fato que só foi resolvido quando, em 1963, foi completado o trabalho de ligação, transmissão e rede de distribuição da CEMIG².

Na mudança de década, o Jornal dos Municípios, através de José Maria Vaz Borges, iniciou uma intensa campanha de industrialização do Município. Em 1974, a descoberta da jazida de Fosfato Sedimentar, na localidade da Rocinha, projetou Patos de Minas nacionalmente, ocasionando, no mesmo ano, a primeira visita de um Presidente da República à cidade, o General Ernesto Geisel, o que reforçou em muito os apelos do jornalista. Surgiram daí em diante as primeiras empresas de sementes (Agroceres e Ribeiral), o primeiro núcleo de genética suína do país (Agroceres), a vinda dos gaúchos, incremento comercial e de indústria de confecções, a fábrica da Coca Cola e da Rheem, e a instalação da CICA.

* 1: Leia “Usina das Lages Está Pronta”.

* 2: Leia “Eletricidade: Da Lamparina à CEMIG – Histórico da Força e Luz”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Anúncio publicado na edição de 27 de setembro de 1970 do Jornal dos Municípios, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.

Compartilhe