LIGAÇÃO PATOS DE MINAS-SÃO PAULO: UM ABAIXO ASSINADO DO POVO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

O “Jornal dos Municípios” está colhendo assinaturas para um abaixo assinado que será endereçado as autoridades da área de transportes de passageiros (Ministério dos Transportes – DNER – DER-MG) solicitando providências para resolver o problema da ligação Patos de Minas-São Paulo¹. As listas estão nas ruas e na redação do “Jornal dos Municípios” − Rua Major Gote, 636, à disposição daqueles que também sentem o problema. O abaixo assinado conta já com mais de 1.000 assinaturas e está vazado nos seguintes termos:

“Patos de Minas está sendo tremendamente prejudicado nas suas ligações de transporte coletivo, principalmente pela Empresa Gontijo que, menospresando os constantes apelos de seus usuários e autoridades, ainda mantém uma frota de veículos velhos servindo a linha Patos de Minas-Belo Horizonte.

Os ônibus leito vieram para nos servir três vezes por semana, mas, com eles, o aumento das passagens para Cr$ 390,20, subindo quase Cr$ 190,00 numa só passagem, coisa difícil de se suportar, prejudicando-nos economicamente.

Patos de Minas e a região do Alto Paranaíba, agora, mais do que nunca, precisa da Ligação Direta com o Estado de São Paulo, cujo início da corrida foi obstaculada pelo exdruxulo recurso impetrado pela Empresa Gontijo, contra o Expresso União Ltda. − empresa vencedora da concorrencia realizada pelo DNER.

Tal meio protelatório está prejudicando a economia regional, justamente numa época de contenção de despesas e de economia de derivados de petróleo.

Os abaixo-assinados, homens de negocios e passageiros comuns, sentem-se prejudicados, economicamente, pela não existência de uma corrida de ônibus direta com o Estado de São Paulo e vêm nesse recurso da Empresa Gontijo um meio protelatório e não aceitável na atualidade brasileira. Assim, coletivamente, vêm à presença da alta direção do DER-MG e DNER, solicitar que se faça Justiça ao Expresso União Ltda. que, acreditando na lisura da concorrência realizada, da qual foi vencedora, adquiriu os ônibus da ligação Patos de Minas-São Paulo, e que estão parados, numa época em que se proclamam o uso do transporte coletivo como meio de se fazer economia de derivados de petroleo.

Pedem, ao final que, fazendo-se Justiça ao Expresso União Ltda. conceda-lhe, mesmo em Caráter Precário, o início da corrida ligando Patos de Minas-São Paulo.

Achamos que o nosso pedido é mais uma contribuição que se faz aos constantes apelos do governo federal, que busca no seio do povo a conscientização para uma “Economia de Guerra”.

Patos de Minas setembro de 1979.

* 1: Leia “Pugilato Entre Gontijo e União em 1979” e “Saiu a Tão Esperada Linha Patos de Minas-São Paulo”.

* Fonte: Texto publicado na edição de 27 de setembro de 1979 do Jornal dos Municípios, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho.

* Foto: Texto original.

Compartilhe