PATOS DE MINAS TERÁ O MAIS MODERNO HOSPITAL DO INTERIOR

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

dsc03044-copiaNinguém segura Patos de Minas em sua arrancada rumo ao desenvolvimento. Uma nova mentalidade empresarial está sendo colocada à serviço do nosso progresso. Na agricultura o homem da terra já emprega meios modernos para arrancar dela maior produção de cereais; na pecuária já estamos buscando no estrangeiro os reprodutores para o aprimoramento da raça, principalmente no campo da produção leiteira.

Se nesses dois setores buscamos o desenvolvimento, no comércio e na indústria não ficamos atrás, buscando novos empreendimentos para sustentação de nossas necessidades. Assim, nascendo do ideal e da capacidade realizadora do Dr. Antônio Vieira Caixeta vai surgir brevemente o GRANDE HOSPITAL SÃO LUCAS.

Nossa reportagem que tem o prazer de contar as realizações de nossa gente, foi buscar informações para poder transmiti-las aos nossos leitores, numa notícia alvissareira, quando Patos de Minas completa seu 81.º ano de Emancipação Política Administrativa. À nossa pergunta de como será o GRANDE HOSPITAL SÃO LUCAS, respondeu-nos o seu Diretor, Dr. Antônio Vieira Caixeta:

Com muito orgulho podemos transmitir a notícia de que já adquirimos um ótimo terreno na Rua Major Gote esquina de Maestro Randolfo, no qual, brevemente, iniciaremos a construção do GRANDE HOSPITAL SÃO LUCAS, numa área de mais de 8.000 m² de terreno. Terá 100 apartamentos, todos eles construídos de acordo com a mais moderna técnica de construção hospitalar. Teremos Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, Pronto Socorro, Isolamento, Laboratório completo, Sala de Ortopedia, Radiologia, 15 Consultórios, etc. Já encomendamos a planta do mesmo e a construção será iniciada brevemente e até 1974 deveremos inaugurá-lo. Não terá “andares”, o mesmo será térreo, sem escadarias e obedecerá a melhor técnica de construção hospitalar. A fachada do prédio não será para a Rua Major Gote, construiremos jardins e estacionamento para veículos. Também haverá espaço para os clientes em convalescência descansarem, em bancos e cadeiras construídas para este fim. A fachada do prédio será para a Rua Maestro Randolfo e terá saída também para a Rua Alfredo Borges.

Segundo nos adiantou o Dr. Antônio Vieira Caixeta, é pensamento da direção do HOSPITAL SÃO LUCAS entrar em entendimentos com as autoridades eclesiásticas a fim de que uma Congregação religiosa possa dirigir o trabalho hospitalar, pois ele acha que assim o doente tem um atendimento melhor, inclusive o religioso, e para este fim será construída uma bonita Capela.

Nossa reportagem sente-se deveras honrada em transmitir esta alvissareira notícia quando estamos em festa. Êste acontecimento vem demonstrar que estamos no caminho certo, quando incentivamos os homens de Empresa a empregar seu dinheiro em empreendimentos locais. O campo é propício e o exemplo deste jovem empresário. DR. ANTÔNIO VIEIRA CAIXETA, é digno de ser imitado. Filho desta terra, formando se voltou, lutou e venceu e, agora, vai dar à sua terra natal um dos mais modernos hospitais de todo o interior do Estado. Um prédio com todas as características do planejamento hospitalar, num local magnífico e que dará condições para um atendimento rápido, tão necessário a uma cidade que cresce vertiginosamente. Sem dúvida, está de parabéns os dirigentes do HOSPITAL SÃO LUCAS, seu corpo médico e enfermeiro, funcionários, etc. que, brevemente, darão a Patos de Minas o GRANDE HOSPITAL SÃO LUCAS, empreendimento que honra a nossa cidade. Nossos parabéns a todos aqueles que estão vinculados ao acontecimento empresarial que será oferecido a nossa terra, pela capacidade criadora do Dr. Antônio Vieira Caixeta.

NOTA: Em 1967, após a conclusão de sua residência médica no Hospital das Clínicas, em São Paulo, retornou a Patos de Minas o jovem médico Antônio Vieira Caixeta. A princípio, fundou na Rua José de Santana a sua clínica, com o auxílio de sua secretária fiel, Sra. Dágma Caixeta Piau Vieira. Dois anos depois, em 1969, foi inaugurado o primeiro Hospital São Lucas, no prédio do antigo Patos Hotel, na Praça Antônio Dias. Como a clientela crescia bastante, foi necessária a edificação de novas e adequadas instalações. Como destaca a matéria, a inauguração estava prevista para 1974, mas só ocorreu 8 anos após, em 1982.

* Fonte e foto: Texto publicado na edição de 24/27 de maio de 1973 do Jornal dos Municípios em Revista, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

Compartilhe