37.ª CÂMARA MUNICIPAL – 01/01/2005 A 01/01/2009

Postado por e arquivado em CÂMARAS, PODER LEGISLATIVO.

Em 02 de outubro de 2004 foi eleita a 37.ª Câmara Municipal. Mesmo antes de o Supremo Tribunal Federal determinar a redução de vereadores em todos os Municípios do País, em Patos de Minas caiu de 17 para 11, o que foi determinado oficialmente pelo STF em agosto de 2005. A cerimônia de posse dos novos vereadores se deu em 1.º de janeiro de 2005, no ginásio poliesportivo do PTC:

Bartolomeu Ferreira Ribeiro (PFL), Cleonaldo Raimundo da Silva (PTB), Edimê Erlinda de Lima Avelar (PDT), Eustáquio José da Silva (PFL), Heitor Oliveira (PTB), Itamar André dos Santos (PDT), João Batista Donizete da Cruz (PFL), João Bosco de Castro Borges (PT), José Carlos da Silva (PP), Otaviano Marques de Amorim (PP), Sílvio Gomes de Deus (PMDB).

A mesa diretora ficou assim constituída: Sílvio Gomes de Deus, presidente; João Bosco de Castro Borges, 1.º vice-presidente; Heitor de Oliveira, 2.º vice-presidente; Cleonaldo Raimundo da Silva, 1.º secretário; Itamar André dos Santos, 2.º secretário. Declarados os empossados, foi oficializado o prefeito Antônio do Valle Ramos e a vice-prefeita Beatriz de Castro Alves Savassi.

Em 14 de fevereiro, Ronaldo Augusto Lyra Gonçalves e Antônio Ivan, Gerente de Serviços da COPASA de Patos de Minas e Gerente Operacional da Regional Oeste, Triângulo e Alto Paranaíba, respectivamente, falaram sobre a renovação de contrato com o Município, explicando que a antecipação do contrato que vence em 2007 visa dar condições para o investimento de 123 milhões de reais. Quanto a uma futura proposta para tratamento do esgoto, necessário se faz uma ampla e profunda discussão. No dia 20, Cleonaldo Raimundo da Silva comunicou a demolição da casa do Major Jerônimo Dias Maciel de forma bastante oculta dos poderes públicos. Em 14 de junho, Eduardo Castanheira e Sandoval Terto, diretores da Viação Pássaro Branco, expuseram sobre o Sistema de Interação do Transporte Coletivo Urbano com suas 18 linhas. Heitor de Oliveira abordou sobre o fechamento do Abatedouro Municipal pela FEAM – Fundação Estadual do Meio Ambiente por falta de condições de funcionamento. Em 13 de dezembro foi eleita a Mesa Diretora para 2006: João Bosco de Castro Borges, presidente; Cleonaldo Raimundo da Silva, 1.º vice-presidente; Eustáquio José da Silva, 2.º vice-presidente; Otaviano Marques de Amorim, 1.º secretário; Sílvio Gomes de Deus, 2.º secretário.

Em 30 de janeiro de 2006, o Comandante da 156.ª Cia. de Polícia Militar, capitão José Maria Alves, abordou sobre a necessidade de regulamentar o trânsito de bicicletas na cidade, com número em torno de 50 mil unidades. Participaram também João Eustáquio Pereira (Pelezinho), presidente da Liga Patense de Ciclismo e Pascoal da Bike Patos. A sessão de 25 de março foi realizada no Salão Comunitário do distrito de Pindaíbas, com a presença do prefeito Antônio do Valle Ramos. Em 04 de abril, a presidente do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, Marialda Coury, e Paulo Henrique Rodrigues, Chefe de Divisão de Turismo, informaram que o Conselho é formado por 30 membros e desenvolve importante trabalho de incentivo e fomento ao turismo do Município, com destaque para o Circuito Tropeiros de Minas. Em 25 de abril, o Secretário Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, José Rander Lopes, expôs a situação do Matadouro Municipal, que sugeriu o repasse da estrutura à iniciativa privada. A sessão de 05 de maio foi realizada na Escola Estadual Major Mota, no distrito de Major Porto. Em 22 de maio, Luiz Antônio Caixeta Rassi, diretor do PSIU – Posto Integrado Urbano, comunicou a sua transferência do Edifício Imperial Center para o 1.ª Via Shopping. A sessão de 14 de julho foi realizada na Escola Municipal Cônego Getúlio, no distrito de Pilar. Em 24 de julho, representantes da Divisão do Patrimônio Histórico expuseram sobre todas as suas realizações.

NOTA: A fonte foi editada no final de 2006, por isso não há informações sobre o restante de 2006 e sobre os anos de 2007 e 2009.

* Fonte: Uma História de Exercício da Democracia – 140 Anos do Legislativo Patense, de José Eduardo de Oliveira, Oliveira Mello e Paulo Sérgio Moreira da Silva.

* Foto: Institucional Câmara Municipal de Patos de Minas.

Compartilhe