CHEGADA DE “O COMMERCIO” E O PEDIDO DE ÁGUA ENCANADA, A

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: ALFREDO BORGES (1910)

Já se ouve em Patos o ranger de uma machina typographica.

Com a montagem de uma pequena typographia em seu seio a nossa querida Cidade deu mais um passo na estrada do progresso.

Com o desapparecimento de “O Trabalho”, a primeira folha que existiu aqui, impressa por meio do mimeographo, fazia-se sentir a falta de um jornal, que levasse ao longe as nossas noticias, que, ao lado povo, tractasse dos melhoramentos locaes.

Eis, porém, que o desejo ardente que tinhamos de contribuir com uma pequena pedra para o alicerce do progresso de nossa terra, fez com que, vencendo todos os obstaculos materiaes, e pondo de lado a nossa pequenez intellectual, conseguissimos fundar aqui “O Commercio”.

Oxalá que os nossos esforços sejam coroados de feliz exito!

Sem melindrar susceptibilidades, trabalhemos, pois, todos unidos, para o engrandecimento de nossa terra, para o bem estar de nossos co-municipes.

Já temos um jornalzinho, mensageiro de nossos pedidos: comecemos agora a tractar de outros melhoramentos inadiaveis, como a canalisação d’agua potavel, em primeiro logar.

Bem sabemos que, por intermedio de nossa edilidade, os estudos já foram feitos para esse fim; mas, que não fique só em estudos; ponham os nossos edis mãos á obra, fazendo com que cortem a nossa Cidade os canos conductores do precioso liquido.

Mais um pouquinho de esforço, e nossa boa terra gosará de mais esse melhoramento, e os nossos edis, dando provas de sua bôa vontade, terão por certo a gratidão do povo.

Avante, pois, Senhores! Em vós estão depositadas todas as nossas esperanças; de vós esperamos providencias serias e immediatas para o fim de, o mais breve possivel, vermos agua canalisada em nossa Cidade.

Trabalhemos! Ao vosso lado encontrar-nos-eis sempre na lucta, em pról dos interesses do povo; promptos a ajudar-vos , quando se fizer mister o auxilio de nossa humilde penna; promptos a vos bater palmas toda vez que dotardes a nossa terra de mais um melhoramento; promptos a apresentar-vos as necessidades do povo; e sempre promptos para a lucta.

Trabalhemos.

* Fonte: Texto publicado com o título “Melhoramentos” na segunda edição do jornal O Commercio, de 20 de novembro de 1910, do arquivo de Altamir Fernandes.

* Foto: Capa da segunda edição do jornal O Commercio, do arquivo de Altamir Fernandes.

Compartilhe