JORNAL “O COMMERCIO” (ALFREDO BORGES) SOLICITA ÁGUA CANALIZADA AO DR. OLEGÁRIO − 2

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: JORNAL O COMMERCIO (1911)

Não é sem razão que pedimos sempre á nossa illustrada Camara Municipal, o mais breve possivel, tratar da canalisação d’agua potavel.

Para alguns, a nossa insistencia para este assumpto, è tida como imprudencia, e para outros, para aquelles que nos conhecem, que sabem qual é o nosso intuito, a nossa insistencia é justificada¹.

O nosso desejo, o fim principal a que nos propomos, quando chamamos a attenção do Governo Municipal e mesmo do Estadoal, é unicamente o melhoramento de nossa abençoada terra, é o bem estar da sociedade; e para conseguirmos este desideratum havemos de falar e pedir incessantemente, emquanto um resquicio de força alentar a noss’alma, emquanto a morte não nos arrancar da mão a nossa penna humilde, imparcial e independente.

Em pról de nossa terra ainda não conseguimos nada, é certo; mas, a esperança não nos abandona.

No mundo tudo tem a sua marcha regular, e por isto esperamos em Deus que chegarà a vez de dizermos contentes e satisfeitos a nossos concidadãos que − a Camara Municipal de Patos, attendendo os incessantes pedidos dos habitantes da Cidade, querendo pôr côbro á necessidade que os seus honrados e correctos contribuintes têm soffrido por falta d’agua potavel, inaugura HOJE os encanamentos de tão precioso liquido.

Està cumprido um de nossos desejos, está satisfeita umas das necessidades do povo. −

Que esse dia tão almejado não esteja longe, é o que esperamos, e não o esperamos em vão.

Para realização de serviço de tanta monta, não ha tanta difficuldade, não; pois, a agua parece ser de tão facil canalisação que a Rua Cesario Alvim e parte da Praça Antonio Dias estão exigindo providencias do Sr. Fiscal, no sentido de encaminhar a agua que lá existe derramada, formando grande lamaçal, como a testemunhar o que affirmamos.

No dia 15 do corrente, reunir-se-á a Camara e estamos certos que o Exmo. Dr. Presidente e Agente Executivo Municipal², em primeiro logar, proporá aos Srs. Camaristas a execução do serviço da canalisação d’agua potavel, nesta Cidade.

* 1: Leia “Jornal ‘O Commercio’ (Alfredo Borges) Solicita Água Canalizada ao Dr. Olegário − 1”.

* 2: O Vereador Olegário Dias Maciel era o Presidente da Câmara Municipal e Agente Executivo, o correspondente hoje ao Prefeito.

* Fonte: Texto publicado com o título “A canalisação d’agua potavel” na edição de 02 de abril de 1911 do jornal O Commercio, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Dois primeiros parágrafos do texto original.

Compartilhe