1.º ANIVERSÁRIO DO JORNAL “O COMMERCIO” − 1

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Ajoelhados ante o throno magestoso do Altissimo, rendemos-Lhe infindas graças, por nos ter dado forças e coragem para, vencendo toda a sorte de dificuldades, mantermos o nosso modesto periodico, durante os doze mezes ora decorridos.

Só aquelle que jà tomou sobre os seus hombros a tarefa ingente de manter um jornal, por pequeno que seja, em um logar como o nosso, falto de meios faceis de communicação e de transporte, é que póde aquilatar o quanto de trabalhos e de dissabores é sobrecarregado o pobre jornalista sertanejo.

Pondo, porem, de parte todas as difficuldades por que passamos até hoje, sentimos o nosso coração cheio de justo prazer, por vermos o “O Commercio” festejar o primeiro anniversario de seu apparecimento, sempre bem acolhido por nossos dedicados conterraneos, por todos aquelles em cujo peito pulsa um coração de patriota e de amigo.

Em vista do modo carinhoso porque fomos recebidos, e da santidade da causa que esposamos, que è a de trabalharmos em beneficio do povo, damos por bem empregados todos os nossos esforços e sacrificios.

A consciencia não nos accusa de termos faltado ao compromisso que fizemos, a 15 de Novembro do anno passado: e, confiados em Deus, esperamos cumprir, á risca, o nosso primitivo programma, contando, para a realização d’este desideratum, com o auxilio efficaz de todos os nossos leitores, amigos e collaboradores.

Entramos, pois, em nosso segundo anno de existencia; e si, no lapso de tempo decorrido, nada conseguimos em beneficio d’esta nossa terra querida, cremos, entretanto, ter empregado todos os nossos melhores esforços para esse fim.

Ao terminar d’estas linhas singelas, que a obrigação do officio nos obriga a traçar, seja-nos permittido manifestar aos nossos distinctos collegas de imprensa, que se dignaram permutar comnosco, aos nossos illustres colaboradores e amigos, aos nossos amaveis assignantes e companheiros de trabalhos, os nossos sinceros agradecimentos, pelo auxilio que nos têm gentilmente dispensado, auxilio esse que esperamos não nos faltar nunca. Como sempre:

Por Deus e pela Patria.

* Fonte: Texto publicado com o título “Um anno de metas” na edição de 15 de novembro de 1911 do jornal O Commercio, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Primeiro parágrafo do artigo original.

Compartilhe