PATOS DE MINAS TERÁ ÁGUA FLUORETADA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

AGUAPatos de Minas conta com moderno Sistema de abastecimento de água. Não em todos os bairros ou vilas, o que é deveras lamentável. Mas, convenhamos, o mais difícil está pronto, e, novas providências no sentido de ampliá-las poderão e deverão ser tomadas. E o serão.

A água distribuída pela COPASA (ex Comag) é bacteriologicamente pura e isenta de poluição de matéria orgânica ou mineral. Prepara-se agora a fluoretação da mesma. Como é sabido, a última etapa do tratamento dado à água é a cloração, em virtude do cloro ser uma substância química com poderes de destruir micróbios, como acontece no caso do sal de cozinha ou cloreto de sódio. O flúor tem propriedades diferentes, bem conhecidas dos dentistas que cuidam das crianças (odontopoditras¹). Sua utilização através da água de abastecimento apresenta a mais elevada finalidade social: prevenção da cárie dental. Existe o processo de aplicação tópica (local), através do qual o dentista aplica, em mais de uma sessão, o sal de flúor diretamente no dente. Mas, para uso coletivo, é mundialmente utilizada a fluoretação da água do abastecimento, método que vem aos poucos sendo utilizado em todo o Brasil.

Desde fevereiro de 1975, Belo Horizonte vem recebendo a água fluoretada. O processo foi introduzido no Brasil em 1953 pela Fundação SESP (Fundação Especial da Saúde Pública), no Município de Guandú² (Estado do Espírito Santo). A Copasa atua em cêrca de 50 cidades, mineiras e pretende extender a fluoretação, ainda êste ano, a mais de 10 cidades do interior do Estado, entre elas PATOS DE MINAS.

Pelo que estamos informados, será construído um reservatório especial para realização da fluoretação e no próximo mês de agosto ou setembro já teremos o fluossilicato de sódio misturado à nossa água. O sal é importado, o que dificulta e encarece a sua reposição; mas, é uma medida há muito tempo reclamada pelos médicos e dentistas patenses e que será, realmente, concretizada ainda no corrente ano.

* 1: Não seria odontopediatrias?

* 2: O nome correto do Município é “Baixo Guandu”.

* Fonte: Texto publicado na edição de 08 de julho de 1976 do jornal Correio de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Alimentacaoalmn.blogspot.com.

Compartilhe