PRIMEIRA COMPANHIA PM EM AÇÃO EM JUNHO/1976, A

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Prometeu e aqui estamos, para lhes dizer o que ocorreu no campo policial, em Patos de Minas, durante a última semana. Um fato curioso: a radio-patrulha atendeu a 15 ocorrências, no período de 21 a 26, das quais, apenas uma se deu no sábado. Curioso sim. Com tantas festas juninas por aí esperávamos uma noite movimentada. Entretanto só uma ocorrência e não se deu em festa junina. Um cidadão, na zona boêmia, correu de dois outros que o ameaçavam de arma empunhada. Ele entrou em seu veículo saiu em alta velocidade, trombou em um muro e derrubou-o.

Das ocorrências atendidas, sete são de trânsito, abalroamentos e atropelamentos, alguns com vítima, sendo uma fatal. Muitos danos materiais.

Há necessidade as pessoas terem um pouco mais de cuidado. A cidade está crescendo, o número de veículos é cada vez maior e não se pode mais andar pelas ruas, atravessá-las, com a despreocupação, com que se fazia há dois anos atrás. Senhores pais, orientem seus filhos e as pessoas idosas.

É lamentável que o PM ainda encontre tanta gente dirigindo sem a necessária habilitação, não obstante a facilidade para adquiri-la. É isto mesmo. Num dos atropelamentos desta semana, o motorista do veículo atropelador não tinha habilitação. É preciso que o cidadão pense no risco a que fica sujeito o transeunte e até ele próprio e não dirija sem habilitação.

Tivemos, neste fim-de-semana, vários pedidos de policiamento para festas juninas. São os colégios movimentando-se. É a alegria, principalmente da juventude. Atendemos a todos os pedidos. Para fazê-lo, tivemos de contar com a ajuda da sede do 15.º BPM, que reforçou esta Companhia com 18 homens dos que fazem o Curso de Cabos. Tivemos também o policiamento do jogo URT x União Tijucana, que, por sua importância, levou-nos a designar o dobro do efetivo com que normalmente fazíamos aquele serviço.

Os PM de trânsito, no período de 21 a 25 do corrente, notificaram os veículos portadores das seguintes placas: LJ 0019, LI 2520, LI 3344, LI 0385, LI 3563, LI 3579, LI 5770, LI 7660, NV 4087 (SP), LI 3526, LI 3496, LI 1144, EG 8423, LK 9820 (Pres. Olegário), JG 0222 (Contagem), LI 0055, MY 1314 (Unaí), EK 6440 (Monte Carmelo), LJ 0948, LJ 0676, AO 4798 (BH).

O número de notificações está muito grande. Seria bom que o motorista observasse melhor as normas de circulação. O PM está na rua e a infração sendo cometida ele, por dever de ofício, terá que fazer a notificação.

Caro leitor, se precisar de policiamento ou qualquer serviço a Cargo da PM, dirija-se ao segundo pavimento do prédio da Cadeia Pública e faça o seu pedido. Estamos às ordens.

Augusto Soares dos Santos, Cap. MP Comandante do 1a. Cia PM.

* Fonte: Texto publicado com o título “A Primeira Companhia em Ação” na edição de 1.º de julho de 1976 do jornal Correio de Patos, do arquivo do Centro de Documentação e Memória do UNIPAM.

* Foto: Primeiro parágrafo do texto original.

* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe