POR UMA POLÍTICA DE PODER PARA PATOS DE MINAS E REGIÃO – 8

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: OSWALDO AMORIM (1985)

Só um forte esquema de poder pode assegurar a Patos e à região uma maior soma de benefícios por parte do governo estadual e também do federal. Benefícios certamente essenciais para acelerar nosso processo de desenvolvimento e ampliar o bem-estar da comunidade regional.

Evidentemente um esquema desses não surge por geração espontânea: tem que ser conquistado. E para isso, tenho de insistir, não basta a eleição de representantes nossos à Assembléia Legislativa e à Câmara dos Deputados. É fundamental, também, a colocação de gente nossa em cargos de chefia no governo estadual, e se possível, também no federal.

A base do esquema, no entanto, é a eleição de bons e genuínos representantes nossos na área estadual e na área federal. A eles cabe o papel principal na articulação e execução daquele trabalho. Ou seja: a colocação de gente nossa, devidamente qualificada, para assumir postos de relevo no Governo do Estado e da República.

Para que o plano funcione, é preciso que esses representantes estejam sintonizados com o espírito da coisa. Mais do que isso: É preciso que estejam comprometidos com este objetivo, de alto alcance para Patos e a região. Pois, normalmente (e espero que este não seja o caso de nossos representantes), eles reagem à idéia de dar condição a alguém de lhes fazer sombra. Por isso, muitos, quando dispõem de cargos importantes a preencher, costumam indicar pessoas fora de sua própria região ou base eleitoral. Com isso, procuram ganhar ou reforçar apoio em outras áreas e, maliciosamente, não fortalecer um possível concorrente no futuro, dentro de seu próprio terreiro.

Com este tipo de mentalidade (que certamente não é a de nossos representantes), jamais conquistaríamos este esquema de poder, que requer grandeza por parte de seus construtores. Afinal eles estão lutando por uma causa generosa: a de aparelhar Patos e a região para conquista contínua de benefícios, junto ao Estado e a União, em termos de recursos, obras e serviços.

* Fonte: Texto publicado com o título “Por Uma Política de Poder Para Patos e a Região (VII)” no número 118 de 15 de julho de 1985 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

* Foto: Do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.

* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe