OVOS CORRETIVOS

Postado por e arquivado em CANTINHO LITERÁRIO DO EITEL.

Dizem os entendidos no assunto que, geralmente, quando as galinhas bicam e quebram seus ovos é porque existe uma deficiência nutricional que pode trazer muitos problemas para as aves, diminuindo drasticamente a produção de ovos. Era justamente o que estava acontecendo com as galinhas do Manfredo em seu sítio na comunidade dos Vieiras, boa produção que abastecia o lugarejo e até o Paraíso Camping Clube e algumas pequenas mercearias da Cidade. Só que o Manfredo não tinha a mínima ideia do porque suas galinhas começaram a bicar seus ovos e até os de outras. Foi então que procurou um amigo produtor mais especializado para explicações:

– Pois é, Manfredo, há dois anos mais ou menos eu tive esse problema. Na época, cheguei a procurar um Médico Veterinário que me explicou e me instruiu sobre o que eu tinha que fazer, mas depois que assuntei com um amigo que mora em Major Porto e que também teve esse problema e disse que resolveu o problema com dez ovos de ferro, fui na dele e então ele me emprestou os dez ovos de ferro, e assim acabei com o problema.

– Ovos de ferro? − indagou o Manfredo.

– Esse meu amigo de Major Porto me explicou que, colocando os ovos de ferro pintados de branco igualzinho aos naturais, as galinhas sentem dores nos bicos e assim vão parando de bicar os ovos. Foi o que aconteceu com as minhas galinhas, e agora só de vez em quando uma ou outra bica. Aí eu tirei os ovos de ferro e uma ou outra que bica eu reservo ela pra panela e vou substituindo.

– Mas onde vou conseguir esses ovos de ferro? − perguntou o Manfredo.

– Vou pedir pro meu amigo pra te emprestar os ovos de ferro.

No outro dia o Manfredo foi informado pelo amigo que o produtor de ovos de Major Porto não estava naquele momento com os ovos de ferro porque havia emprestado para um amigo que mora em Presidente Olegário, mas que podia verificar se o Seu Donato, um antigo ferreiro com oficina na Avenida Arlindo Porto, poderia fabricá-los. Lá se foi então o Manfredo procurar o Seu Donato. Infelizmente, Seu Donato já tinha fechado a oficina, mas o Manfredo foi informado que no Bairro Santo Antônio perto do Cemitério tem um ferreiro que fabrica os tais ovos de ferro e quem sabe ele até os tenha já prontos. Lá foi o Manfredo procurar o tal ferreiro no Bairro Santo Antônio. Em lá chegando na oficina, deparou-se com um senhor de pelo menos uns 80 anos, encurvado demais da conta, trabalhando numa peça:

– Bom dia, meu senhor, por um acaso o senhor tem ovos de ferro?

O senhor parou de mexer na peça, girou com dificuldade o corpo encurvado para o lado do Manfredo e com calma respondeu:

– Nada disso, moço, meu problema é de coluna mesmo!

Resolvido o malentendido, o velho ferreiro fabricou os ovos de ferro e se o Manfredo resolveu ou não o problema lá do seu sítio, não fiquei sabendo.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Montagem de Eitel Teixeira Dannemann sobre foto publicada em 25/02/2020 com o título “Palacete Mariana na Década de 1960”.

Compartilhe