HAMSTER CHINÊS

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, ROEDORES.

O Hamster Chinês (Cricetulus griseus) é originário dos desertos do nordeste da China e Mongólia. Chega a medir de 7,5 a 9 cm de comprimento e na fase adulta tem de 5 a 8 filhotes por semestre e pesa de 50-75 gramas. Vive em média de dois a três anos. Geralmente é utilizado como animal de companhia ou como (no passado) cobaia. A proporção do corpo, comparada com a de outros hamsters, parece “longa e fina”, e ele possue uma cauda relativamente curta. Não está relacionado ao hamster anão. O termo “anão”, empregado para hamsters, geralmente é utilizado para referir-se apenas aos animais do gênero Phodopus.

A coloração dos pelos, um marrom acinzentado sobre o corpo, coberta por uma listra preta nas costas, combinada com a cauda mais alongada e o corpo de tamanho reduzido, fazem com que o Hamster Chinês tenha uma aparência que lembra vagamente um camundongo. Além da coloração acinzentada, uma variação bastante comum na coloração dos pelos é o branco, geralmente com apenas uma listra preta nas costas.

A reprodução é mais fácil, pelo fato de animais do mesmo sexo poderem viver juntos. Grupos com ambos os sexos irão quase sempre procriar. Os hamsters podem procriar já com 2 a 3 meses, e o período de gestação é de 18 a 21 dias. Podem ter cerca de 2 ou 3 ninhadas sucessivamente, com até 6 filhotes. Antes do nascimento de cada filhote, ela contrairá seus músculos abdominais duas ou três vezes, sentará nas patas traseiras e se curvará, enquanto dá à luz um único filhote de cada vez. Os filhotes nascerão em intervalos de mais ou menos de 10 minutos, e a mãe deverá permanecer ativa entre cada nascimento. Desta forma, os filhotes poderão nascer em lugares diferentes da gaiola, mas a mãe os recolherá e os levará para o ninho assim que terminar de dar à luz. Após o nascimento, não se deve mexer no ninho ou nos filhotes por duas semanas, sob risco da mãe rejeitá-los. Os filhotes nascem sem pelos e cegos. Os pigmentos da pele e os pelos começarão a aparecer por volta de 4 a 6 dias. Com cerca de 8 a 10 dias, os filhotes começarão a andar pela gaiola. Com 16 dias, os filhotes já estarão cobertos de pelos e seus olhos já estarão desenvolvidos.

Apesar de pequenino, precisa de uma gaiola espaçosa de preferência com dois andares (40 cm de largura por 30 cm de altura, no mínimo) para gastar energia e brincar. Não são necessários muitos brinquedos, mas pelo menos uma bola de exercícios e uma ponte. Isso já faz toda a diferença no ambiente e garante muitos momentos de diversão.

Assim como o espaço e a higiene, uma boa alimentação é imprescindível. A dieta deve ser balanceada, com todos os nutrientes que ele precisa para crescer forte e saudável. A ração extrusada é a base da alimentação do Hamster-Chinês. O alimento desenvolvido por especialistas possui todos os nutrientes necessários para o dia a dia dele. O cardápio pode ser composto de alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes. Sempre que tiver dúvidas sobre os melhores alimentos para a dieta consulte um Médico-Veterinário.

* Fontes: Wikipedia e petz.com.br.

* Foto: valeazulagropecuaria.com.br.

* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe