PEDRO PEREIRA DOS SANTOS − 12.º PRESIDENTE DA RECREATIVA

Postado por e arquivado em PESSOAS.

No dia 17 de novembro de 1958, na eleição para a diretoria que iria conduzir os destinos da Recreativa em 1959, 906 votos foram contabilizados como válidos para o escrutínio. No entanto, muitos associados foram representados pelos presentes. Por exemplo: José Borges de Andrade compareceu com seus 30 votos, número de quinhões que detinha na época e representou mais 14 associados que eram proprietários de 140 votos.

No total, o voto de José Borges, na realidade somou um total de 170 votos. Já Olympio Borges de Queiroz, possuidor de um quinhão votou por 35 associados somando com seu voto um total de 208 votos. Joãozinho Andrade, detentor de 24 quinhões representou 16 associados num total de 191 votos, incluindo os seus. Os 3 sozinhos detinham 569 votos, ou seja, a maioria.

O Presidente Pedro Pereira dos Santos foi eleito com 683 votos (75,4%). O maior acionista presente nesta data foi o Júlio Bruno com 60 quinhões. O segundo maior acionista, José Olímpio Borges, 58 quinhões, não estava presente. Nesse dia, a diretoria eleita ficou composta da seguinte maneira:

Presidente: Pedro Pereira dos Santos; Vice-Presidente: José Borges de Andrade; Primeiro Secretário: Joaquim Ambrósio dos Santos; Segundo Secretário: Luizinho Pereira da Fonseca; Tesoureiro: Sebastião José Gonzaga; Comissão de Contas: Durval Caixeta de Melo, Helvécio Ferreira Borges e Joaquim Gonçalves Carvalho Júnior; Suplentes: Adolfo Caixeta de Souza, José Borges de Queiroz e Olinto da Rocha Filgueira.

Pedro Santos, como era conhecido por todos na cidade, nasceu em Santana de Patos em 01/11/1920. Fez o curso primário na zona rural (Fazendas Serrote, Paraíso e Caixetas). O curso colegial se deu na cidade de Araxá, onde fez o Serviço Militar (Tiro de Guerra). Cursou Administração de Fazendas e o curso Técnico Agrícola ESAV − Escola Superior de Agricultura e Veterinária (Viçosa).

Findo os estudos, foi trabalhar nas Fazendas Juá, Canavial e Marinheiro. Por 22 anos foi um dos maiores plantadores de milho da Agroceres, tendo recebido em 1960 o troféu de Maior Produtor Individual de Milho Híbrido do Brasil. Foi presidente do Lions. Fundador e presidente da Associação Rural de Patos de Minas (Sindicato Rural). Perito e avaliador do Banco do Brasil. Fundador e presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas (Coopatos).

Foi Prefeito de Patos de Minas. Presidente dos partidos políticos Arena, PP e PMDB. Participou ativamente da escolha e eleição dos prefeitos Sebastião Silvério de Faria, Waldemar da Rocha Filho, Dácio Pereira da Fonseca, Arlindo Porto Neto, Antônio do Valle Ramos, Jarbas Cambraia e José Humberto Soares, bem como dos deputados José Mendonça de Morais, José Maria Vaz Borges, Bernardo Rubinger de Queiroz e Antônio do Valle Ramos.

Casou-se em 1945 com Maria de Lourdes Queiroz Pereira. Nove filhos nasceram desse matrimônio: Romero, Marli (esposa de Waldemar da Rocha Filho), José Reginaldo, Marina, Ronaldo, Maria Ângela, Lúcia Helena, Juliana e Raquel.

Pedro Pereira dos Santos prestigiou e influenciou na eleição de muitos presidentes da Recreativa que se candidataram posteriormente ao seu mandato. Foi respeitado formador de opinião, com grande influência na vida da cidade. Articulador político decisivo no cenário das disputas partidárias da cidade e da região, tendo marcado presença em movimentos sociais, religiosos, beneficentes e de promoção humana.

Faleceu em 28 de abril de 2004, aos 84 anos de idade.

* Fonte e foto: Livro “Recreativa: Uma Jovem Acima de 80 Anos”, de Dennis Lima (2018).

Compartilhe