CLARIMUNDO JOSÉ DA FONSECA SOBRINHO: ANIVERSÁRIO − 2

Postado por e arquivado em PESSOAS.

A data de 15 de setembro é sempre grata ao municipio, porque assinala a passagem do aniversario do Prefeito Fonseca Sobrinho.

Espirito eminentemente liberal, amigo como poucos o sabem ser, energico nas horas precisas, mas cavalheiro e “gentleman” no trato cotidiano, a sua ascenção ao governo do municipio, se aplaudida a principio, é hoje um patrimonio municipal de que nos orgulhamos.

Devotado inteiramente ao bem do municipio, inumeros são os melhoramentos que lhe devemos, de vez que não poupa ele sacrificios ingentes por tornar-nos municipio impar e “liader” em toda a região.

Durante o seu fecundo governo, é de ver a evolução de Patos, em todos os setores, como produtor, criador, empreendedor e, o que é mais, iniciador de movimentos arrojados como o do cultivo de trigo em Minas Gerais, que vem atraindo para cá as atenções dos valores econômicos do país.

Municipio algum poderá crescer nas perspectivas e encarar os mais serios problemas do país, com as vantagens e vitorias com que Patos os vem encarando, se acima de tudo não paira o espirito animador do Prefeito, a personalidade de chefe como Fonseca Sobrinho, que por si só representa o centro de confiança de um povo, o equilibrio superior de todas as aspirações e de todas as atividades.

O Prefeito Fonseca Sobrinho como que já se enraizou na vida do municipio, dependendo de sua personalidade marcante as caracteristicas de todo empreendimento que se transforma em força e potencial para o engrandecimento do municipio.

Estimado e bem quisto pelos municipes, cada qual fez os mais ardentes e sinceros votos pela felicidade pessoal, a bem propria coletividade.

Ao transcurso da data, expressivas foram as homenagens que lhe foram tributadas, tornando-se pequena a sua ampla e espaçosa residencia¹ para conter o numero de amigos e admiradores que queriam abraça-lo pessoalmente.

Ao decorrer de todas as homenagens, sua distinta familia foi incansavel em cumular todos das maiores gentilezas e fidalguias.

“Folha de Patos” que prazeirosamente a tudo compareceu, pelo seu diretor², sente-se jubilosa de registrar a data faustosa, com votos sinceros de felicidade perene ao amigo da terra, ao benfeitor da cidade.

* 1: Imóvel ainda existente. Leia “Antiga Casa do Prefeito Camundinho”.

* 2: Renato Dias Maciel.

* Fonte: Texto publicado com o título “Prefeito Fonseca Sobrinho” na edição de 19 de setembro de 1943 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.

* Foto: Do livro Patos de Minas Centenária, de Oliveira Melo.

Compartilhe