O Tenente Felisberto José da Fonseca é praticamente desconhecido pelo povo patense, e pouquíssimo citado pelos nossos historiadores, portanto, pouco sabemos sobre ele. Não há registro sobre a sua data e local de nascimento. Sabe-se que ele residia nas imediações da comunidade de Mata dos Fernandes e que foi Juiz de Paz no então Distrito de Santa Rita de Patos, hoje Município de Presidente Olegário. Seu nome consta em dois documentos históricos. Ele foi uma das testemunhas que assinou a escritura de doação do terreno a Santo Antônio, no Sitio Os Patos, em 19/07/1826, feita por Antônio Joaquim da Silva Guerra e sua esposa Luzia Corrêa de Andrade. Seu nome consta também no pedido para elevação de Santo Antônio dos Patos a Vila, em 25/12/1856.
A Rua Tenente Bino, a primeira a ser asfaltada na Cidade, é uma homenagem a um de seus filhos, Felisbino José da Fonseca. Dele, Tenente Bino, originou-se o ramo dos Fonseca de Lagoa Formosa. O mais conhecido deles é Clarimundo José da Fonseca Sobrinho, o Prefeito Camundinho.
A edição de 23 de fevereiro de 1908 do jornal O Trabalho publicou a seguinte nota a respeito do falecimento de Felisberto José da Fonseca:
Profundamente impressionado pelo desapparecimento dentre os vivos do venerando ancião cujo nome encima estas linhas, e a quem estava ligado pelos indissoluveis liames de uma amizade sincera e da maior gratidão, pesaroso por não me ter sido pelo precario estado da minha saude ir assistir-lhe os derradeiros instantes e receber dos seus labios um ultimo adeus, venho por este meio prestar á memoria do peclaro extincto, um tributo de amor e reconhecimento e depôr sobre o seu tumulo uma corôa de imorredouras saudades.
Pedro Monteiro Guimarães.
Lagoa Formosa, 11 de Fevereiro de 1908.
* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.
* Fonte da nota: Arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes:
* Foto: Início original da nota.