CLARIMUNDO JOSÉ DA FONSECA SOBRINHO: MANIFESTAÇÃO DO POVO

Postado por e arquivado em PESSOAS.

Domingo passado, como anunciámos, realizou-se a manifestação que os habitantes do Bairro do Brasil promoveram em homenagem ao Exmo. Snr. Clarimundo José da Fonseca Sobrinho, digno Prefeito Municipal.

Muito antes da hora marcada para a recepção do Snr. Prefeito, já era considerável o número de pessoas estacionadas em frente á futura Igreja de Santa Teresinha, onde estava armado um palanque, e onde se havia feito caprichosa ornamentação. O movimento das ruas que conduzem áquela futura praça era muito intenso. O Sindicato Operario convocára os seus associados para se reunirem na praça numero 3. A’s duas horas e quarenta e cinco minutos, acompanhado pela banda de música “Olegário Maciel”, o cortejo operario se movimentou em direção ao Brasil, tendo a frente os seus chefes, que conduziam a Bandeira Nacional.

Quando a massa operaria chegou em frente ao convento dos capuchinhos já ali se encontravam o Exmo. Snr. Dr. Aristides Alves Pereira, digno Juiz de Direito da Comarca, o Exmo. Snr. Dr. Oliveiros Marques de Oliveira e Exma. Snra., o Dr. Eduardo de Morais Miranda, Delegado Regional, e todas as demais autoridades locais, grande número de pessoas gradas e numerosas famílias.

Às tres horas em ponto, chegaram os automóveis em que vinham os homenageados, isto é, o Sr. e a Sra. Clarimundo Fonseca. O Sr. Prefeito estava acompanhado do Dr. Ernani de Morais Lemos e do Dr. Geraldo Magalhães. A Sra. Florescena Borges da Fonseca estava acompanhada por uma comissão composta das Sras. Pacífico Soares e José Barbosa, da Srta. Luzia Alves, representantes das famílias do Bairro.

Apeando do carro o Sr. Prefeito rasgou uma cortina simbólica e atravessou entre vivas e aclamações, acompanhado das autoridades presentes e dos representantes dos moradores do bairro, uma ala formada pelos meninos da escola Sta. Terezinha, de senhoritas uniformizadas com cores da U.R.T., sociedade esportiva local e dos representantes do Sindicato Operario. Ao chegar ao palanque, os srs. Benedito Peixoto, Tobias Cândido e Zama Maciel, receberam os homenageados e demais autoridades. Aí foi o Sr. Prefeito saudado, primeiramente, pelo Dr. Ernani de Morais Lemos. O brilhante e conhecido advogado falou em nome dos Revmos. Padres Capuchinhos, e em sua vibrante oração esternou ao Sr. Clarimundo Fonseca a gratidão dos religiosos pelas atenções por eles recebidas.

O Professor Aguinaldo Magalhães havia recebido a incumbencia de falar em nome dos moradores do Bairro, e disse com a sua conhecida sobriedade de termos, da admiração e do reconhecimento que todos tributam ao Prefeito e a sua exma., esposa. O dr. Geraldo Magalhães falou em nome da classe operária e da U.R.T.. No seu discurso disse e exaltou a obra empreendida pelo sr. Prefeito em benefício das classes humildes, e na brilhante peroração, teceu judiciosos comentários em torno das atividades sociais de nosso povo.

O snr. Clarimundo Fonseca agradeceu a manifestação que recebia, dizendo-se grato às palavras dos oradores, frisando os seus propositos de trabalhar pela grandeza do Municipio, prometendo envidar esforços para a melhoria dos bairros que lhe promoviam aquela grandiosa manifestação, certo de que assim fazendo contribuia para o engrandecimento do país. As suas palavras foram coroadas por calorosos aplausos.

Com as mesmas formalidades da chegada, sua excia. retirou-se acompanhado de numerosas pessoas e dos membros de sua familia.

* Fonte: Texto publicado com o título “Grande Manifestação ao Prefeito Municipal” na edição de 15 de junho de 1941 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho.

* Foto: Do livro Patos de Minas Centenária, de Oliveira Melo.

Compartilhe