CLARIMUNDO JOSÉ DA FONSECA SOBRINHO

Postado por e arquivado em PESSOAS.

AQuando se deseja escrever e tendo que crear imagens ou ambientes, dar tonalidade á estas creações, logo o espirito vacilla, o cerebro recusa proseguir. É a exiguidade da phantasia creada.

Escrevendo-se, entretanto, sobre uma realidade, a penna corre celere no papel, emquanto o pensamento esbarroada todas as arestas, modificando á gosto, o ambiente. Assim não titubiei quando resolvi escrever, ainda que perfunctoriamente, sobre a personalidade do nosso prefeito Clarimundo J. da Fonseca, que tão proficuamente vem dirigindo a prefeitura do municipio.

Mais feliz não poderia ser a escolha do presidente do Estado. Melhor presente não poderia dar, o Dr. Olegario Maciel, ao seu povo.

Clarimundo Fonseca, espirito clarividente que analysa todos os obstaculos de administração, atravez de prisma do optimismo, é um homem moldado para dirigir um povo e não um municipio. O seu raio visual de grande administrador e emprehendedor, não poderia estacionar apenas na cidade e em Lagoa Formosa, consoante vaticinarem certos elementos lapuzes, no inicio do seu exercicio.

Os seus primeiros emprehendimentos, suas acertadas decisões, grangearam-lhe logo o apreço, o conceito, o respeito de toda a população.

Incançavel, vem de ha muito, batalhando para o embellezamento da nossa cidade, reparando as ruas, abaulando-as; ajardinando as praças, cujos jardins fazem a graça e a belleza da nossa avenida. Tudo em Patos deixa transparecer, eloquentemente, a mão milagrosa do nosso prefeito. Assim como disseram os francezes, da grande actividade empenhada por Richilien, direi tambem: “quando descança o corpo dorme, mas o espirito véla”. Estamos satisfeitos? Sim. Desejamos mais? Sim. Porque? Porque o Snr. Clarimundo deseja. Extenso é o seu plano de embellezamento da Cidade. Talvez, tudo que elle tenha feito seja apenas, um principio.

Se Clarimundo Fonseca permanecer nas redeas da administração por mais tempo, dante mão prognostico, que dentro em breve não haverá terreno baldio donde não appareça um jardim cantando nas folhas e sorrindo na folhagem.

Parodian’o um fecundo escritor brasileiro direi alto: “Silva Guerra fundou a Cidade. Dr. Adelio Melhorou-a. Clarimundo Fonseca aformoseou-a. Gloria a Clarimundo”.

* Fonte: Texto publicado com o título “Honra ao Mérito” na edição de 10 de fevereiro de 1935 do jornal A Ozaga, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Do livro Patos de Minas Centenária, de Oliveira Melo.

Compartilhe