FESTA DA BANDEIRA NACIONAL EM SANT’ANNA DE PATOS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

No dia 19 deste, realisou-se aqui, promovida pelo Sr. Professor João Ferreira do Amaral, uma festinha dedicada á Bandeira Nacional, com satisfactorio exito.

Com uma sessão litteraria, presidida pelo Sr. José Pereira Braga, 1.º Juiz de Paz deste districto, teve começo o festejo, reunido, às 11 horas da manhã, no salão da escola do referido prof. da escola grande numero de seus alumnos.

Durante a sessão, cantaram os alumnos o Hymno Escolar.

No intervallo, para descanço, serviu-se café com sequilhos aos alumnos. Em seguida, pelo alludido Juiz de Paz foi içada a Bandeira, á qual dirigiram os alumnos, cada um por sua vez, uma continencia, recitando, os mais adeantados, a brilhante poesia de Bento Ernesto Junior, intitulada  − A’ Bandeira −.

Novamente reunidos os alumnos, collocados em fórma, em frente á Bandeira, explicou o professor áquelles a importancia desta, fallando do amor e respeito profundo que devemos a ella, por ser o symbolo sagrado da Patria.

Encerrada a sessão, os alumnos em fórma, acompanhados do professor, percorreram as ruas da povoação, erguendo vivas á Republica e aos Governos Estadoal  e da União.

Depois de percorrerem as ruas, sempre em bôa ordem, dirigiram-se em marcha á margem do rio Espirito Santo, a 200 metros da povoação. Chegados á ponte, sobre o mesmo rio, outra allocução foi feita aos alumnos, pelo professor, sendo as suas ultimas palavras abafadas por estrepitosos vivas dos alumnos, dirigidos ás pessoas dos Exmos. Srs. Dr. Secretario do Interior, Presidentes do Estado e da União.

Depois de um pequeno descanço, á margem do rio, onde os alumnos fizeram exercicios de gymnastica, regressaram, ás 2 horas da tarde, na mesma ordem de marcha, ao predio escolar, onde foi encerrado o bonito festejo, retirando-se os alumnos na mais completa ordem, muito satisfeitos.

(Extrahida da communicação official feita ao Sr. Secretario do Interior.)

24−11−1911.

Um amigo da instrucção.

* Fonte: Texto publicado com o título “Sant’Anna de Patos − Festa da Bandeira” na edição de 03 de dezembro de 1911 do jornal O Commercio, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Três primeiros parágrafos do texto original.

Compartilhe