VINÍCIUS − O POETA DO AMOR: SUCESSO EM BELO HORIZONTE

Postado por e arquivado em ARTES, TEATRO.

Quando o espetáculo terminou, o público que pela primeira vez lotava o amplo Teatro Santa Maria, no bairro Floresta, em Belo Horizonte, aplaudiu de pé e com entusiasmo os mais de quarenta participantes, entre cantores, músicos, atores e dançarinas. Era a consagração do bonito show patense Vinícius − o Poeta do Amor¹, produzido pela Fundação Casa Cultural do Alto Paranaíba e defendido com garra pelo numeroso elenco.

A emoção era geral entre os artistas, dirigentes e o pessoal técnico. Apesar de todos os percalços enfrentados (o piano, por exemplo, só apareceu poucas horas antes do primeiro espetáculo), estava vencido o maior desafio já vivido por um grupo de Patos e da região na área artística.

No público também havia emoção, pela beleza do espetáculo e pela admiração despertada pelo seu nível, sobretudo considerando a sua origem: o interior, lembrado apenas como consumidor de espetáculos e nunca como produtor. Pelo menos de espetáculos capazes de serem apresentados com êxito na Capital.

Novo sucesso

Na noite seguinte² − um domingo − o sucesso se repetiu, com o espetáculo arrancando calorosos aplausos do público, no qual se encontrava o futuro Secretário da Cultura de Minas Gerais, Deputado Federal José Aparecido de Oliveira, acompanhado do Deputado Estadual José Maria Vaz Borges, o Coordenador de Cultura Prof. J. D’Ângelo, bem como o Diretor Executivo da Coordenadoria, Dr. Márcio Veloso.

Elogio de Aparecido

O Deputado José Aparecido de Oliveira fez questão de subir ao palco para cumprimentar os responsáveis pelo show, cuja beleza elogiou, em conversa com João Marcos Pacheco, Presidente da Fucap e diretor geral do show; Carlos Alberto Rodrigues, diretor artístico da Fucap; Vicente Nepomuceno, responsável pelos cenários; Nelson Missias, diretor executivo da Fucap, e outros. Aparecido elogiou também a determinação e o valor do grupo em conseguir montar o espetáculo em Belo Horizonte, naturalmente enfrentando uma série de dificuldades para esse fim.

O show

Homenagem ao mais popular de nossos poetas, o show “Vinícius − o Poeta do Amor” é uma retrospectiva da obra de Vinícius de Morais, intercalado de textos, poemas e projeção de “slides”, e visa divulgar a cultura do Alto Paranaíba, nas áreas da música, dança e teatro.

E é o resultado de três meses de trabalho de músicos, atores, bailarinas, figurinistas, artistas plásticos, cenaristas, roteiristas, programadores visuais, técnicos de som e luz e pesquisadores − tudo sobre a direção geral de João Marcos Pacheco. Wagner Pereira dirigiu a parte musical; Lúcia Queiroz coordenou os números de dança; Vicente Nepomuceno encarregou-se da cenografia; Derli Boaventura, da montagem; o som entregue a Marcos e Humberto Amorim; e a iluminação a Eugênio Ribeiro, Heitor Pinheiro e João Marcos. Maria Suely de Souza Pacheco como assistente de direção; Carlos Alberto Donâncio Rodrigues como diretor artístico, e direção executiva de Nelson Missias de Morais.

O ponto alto do show é parte musical, defendida por excelentes cantores: como Waguinho, Comini, Woodson, Leninha e Sônia Neves, além dos músicos Venerando (clarineta), Cristina Garchet (piano), Pelé (baixo) e Castor (bateria). Mas os números de dança ajudaram a dar mais movimentação, colorido e encanto ao show, inclusive pela beleza das dançarinas. Contribuíram também para o enriquecimento do show os textos de e sobre Vinícius, interpretados com alma por uma série de autores. Entre os primeiros, destacou-se a vigorosa interpretação de João Marcos Pacheco no poema “Operário em Construção” − que, inclusive, impressionou o Deputado José Aparecido de Oliveira. Ajudaram, igualmente, a enriquecer o espetáculo, a projeção de “slides”, acompanhada da gravação de depoimentos sobre Vinícius de amigos seus, como Carlos Drummond de Andrade e Chico Buarque de Holanda.

Pela sua força e beleza, o show, após seu excepcional sucesso em Patos, alcançou êxito também em Belo Horizonte, onde foi aplaudido de pé nas suas duas apresentações no Teatro Santa Maria.

NOTA DA FUCAP − A FUCAP deseja agradecer de modo especial aos patenses Deputado Estadual José Maria Vaz Borges, pela fundamental ajuda no sentido de conseguir nossa hospedagem e alimentação em Belo Horizonte, sem o que não poderíamos ter realizado os espetáculos. Ao Oswaldo Amorim, pela amizade e cortesia com que nos recebeu e acompanhou na capital mineira, durante os três dias que lá estivemos, bem como ao Vereador José Lino de Souza Barros que conseguiu a ajuda da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes de Belo Horizonte.

Oswaldo Amorim, quando terminou o espetáculo de domingo e os aplausos cessaram, falando da platéia e interpretando o pensamento e sentimento da direção da FUCAP e todos os artistas e pessoas envolvidas na montagem do show, agradeceu a valiosa ajuda do futuro Secretário da Cultura neste sentido. Lembrou que esta ajuda possibilitou ao grupo mostrar que o interior pode produzir espetáculos de alto nível. E que o sucesso alcançado pelo show certamente iria estimular outras cidades do interior a tentar o mesmo, promovendo sua maior participação na atividade artística do Estado. Lembrou, finalmente, que isso se identificava com a proposta de Aparecido para a sua futura Secretaria: a de criar uma via de mão dupla entre a capital e o interior para o estabelecimento de um fecundo intercâmbio cultural.

* 1: Leia “Vinícius − o Poeta do Amor”.

* 2: A peça foi apresentada nos dias 20 e 21 agosto de 1983.

* Fonte: Texto de Oswaldo Amorim publicado com o título “Vinícius faz sucesso em Belo Horizonte” na edição n.º 75 de 31 de agosto de 1983 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

* Foto: Do texto “Vinícius o Poeta do Amor”.

Compartilhe