FESTA DA SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO EM SANTANA DE PATOS EM 1911

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Como devem ser todas as festas da grande Sociedade de São Vicente de Paulo − edifficantes, revestidas de interior devoção − o Conselho Particular de Patos, da Sociedade alludida, unindo-se á Conferencia deste lugar, assim procurou celebrar nesta Parochia, no dia 23 deste, as solennidades abaixo descriptas, em honra de São Vicente, nosso glorioso Patrono.

Grande felicidade foi para a humilde Conferencia de Sant’Anna a celebração, pela primeira vez, de uma Assembleia Geral do Conselho Particular dessa Cidade, ao qual a mesma Conferencia acha-se subordinada.

Tiveram inicio os actos d’aquelle dia, de summo prazer espiritual para nós confrades de Sant’Anna, a missa de communhão geral, ás 8 horas, celebrada pelo nosso amado Vigario Revmo. Agostinho Christobal, na qual, d’entre os confrades de Patos, confrades e subscriptores desta Conferencia e mais pessôas piedosas, em elevado numero, receberam o Pão dos Anjos, após tocantissima pratica de nosso Vigario.

A uma hora da tarde, no recinto de nossa Matriz, presentes os Srs. confrades de Patos: Alfredo Borges, Presidente do Conselho; Deiró Borges, Secretario; Olympio Borges, Presidente da Conferencia de Santo Antonio; Ananias Pinheiro, Vice-Presidente; Augusto Borges, Presidente da Conferencia de São José; Arlindo Borges e Laurindo Borges; todos os membros activos da Conferencia de Sant’Anna, um membro honorario, diversas pessôas bemfeitoras d’esta Conferencia e algumas outras pessôas alheias à nossa Sociedade.

Com as orações prescriptas pelo nosso Regulamento, abriu-se a sessão, havendo tomado a presidencia de honra o nosso Revmo. Vigario.

Apresentados os relatorios e noticias, do Conselho Particular, e das Conferencias unidas ao mesmo, o Sr. Presidente deste, usando da palavra, saudou a Conferencia de Sant’Anna: demonstrando-nos, em bella allocução, os deveres do verdadeiro vicentino. Magnifico discurso foi lido pelo Revmo. Presidente de honra.

Com as orações do estylo, encerrou-se a sessão.

Assim terminaram as solennidades d’aquelle dia, das quaes nos fica grata e saudosa recordação.

Incidente interessante − Quando o Sr. Presidente ordenou que se procedesse á collecta, não tendo sido possivel apparecer a saccola, naquelle momento, teve-se de fazer a collecta num chapèo. Veio-me uma recordação da origem de nossa cara Sociedade. Os confrades devem lembrar-se que a primeira collecta da primeira Conferencia, em Paris, foi feita num chapéo!

* Fonte: Texto publicado com o título “Santa’Anna de Patos − Festa Intima” na edição de 30 de julho de 1911 do jornal O Commercio, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Primeiro parágrafo do texto original.

Compartilhe