EXAME E FESTA NO COLLEGIO SÃO GERALDO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Conforme promettemos, damos em seguida noticia mais minuciosa do exame e da festa realizados neste importante istabelecimento de instrucção¹.

Serviram de examinadores o sr. pharmaceutico Agenor Dias Maciel, previamente convidado, e o professôr da respectiva cadeira².

Os alumnos Arlindo Borges e Laurindo Borges, matriculados no curso secundario, foram arguidos em portuguez, arithmetica, historia do Brasil e geometria sendo approvados: aquelle “com distincção” e este “plenamente”; Aurelio Borges, Altino F. Caixêta, José Caixêta de Ulhôa e Zacharias de S. Nascentes, matriculados no curso primario 1.ª classe, foram approvados: os dois primeiros “plenamente” e os dois ultimos “simplesmente”.

Agenor J. de Amorim, José Fernandes Canedo e Bernardino Borges Sobrinho, do curso primario − 2.ª classe − foram approvados: o primeiro “plenamente”, e os dois ultimos “simplesmente”.

As alumnas Maria Magdalena de Mello, Mathilde Magdalena de Mello, Maria Caixêta de Amorim e Lina Nogueira Borges do curso primário − 2.ª classe − foram approvadas: a primeira “plenamente”, a segunda e terceira “simplesmente”, e a quarta teve nota “optima” em leitura.

Compareceram a exame 13 alumnos, só não compareceu 1.

A’ noite, houve a primeira sessão do club, creado pelos alumnos. A’ sessão assistiram muitas familias do que há de selecto na nossa sociedade.

O professôr convidou o sr. Alceu Novaes − Inspector technico − para presidir a sessão, e os srs. Cap. João Gualberto de Amorim e o professôr Modesto de Mello Ribeiro, para tomarem assento juncto da mesa.

Em seguida, o professôr leu um discurso, em que expoz o fim daquella 1.ª sessão, propondo que o “club” recebesse o nome de “Ruy Barbosa”.

Logo depois executou-se o programma, cujo desempenho muito agradou às pessôas presentes.

Abrilhantou a festa a corporação musical, regida pelo sr. Te. Augusto Borges.

De tudo lavrou-se uma acta, que foi assignada pelas pessôas presentes.

Cordiaes emboras ao nosso distincto collaborador e Illustrado Director do Collegio S. Geraldo, pelos louros colhidos.

* 1: Leia “Collegio São Geraldo − 1911”, “Collegio São Geraldo − 1915”, “Collegio São Geraldo e seu Resumido Estatuto”.

* 2: Leia “Oscar Rodarte e seu Collegio São Geraldo”.

* Fonte: Texto publicado com o título “Collegio S. Geraldo” na edição de 03 de dezembro de 1911 do jornal O Commercio, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Dois primeiros parágrafos do texto original.

Compartilhe