1.ª FESTA ANUAL DO TRIGO − VISITA DO TESOUREIRO DA MOINHOS MINAS GERAIS S/A

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Como se sabe, é mui recente a atual diretoria da Moinhos Minas Gerais S.A., constituida dos drs. Luis Amaral, presidente, e Joaquim Magalhães Loureiro, tesoureiro, eleitos no mês de março do corrente ano, em sucessão aos ilustres coroneis Osorio Dias Maciel e Eugenio Tibau, que durante cerca de sete anos dirigiram os destinos da empresa. Tendo ficado incumbido do escritorio de São Paulo, o dr. Magalhães Loureiro só agora pode vir a Patos e conhecer as instalações e propriedades sob sua direção.

Tendo chegado no dia 9, compareceu ele aos moinhos, no início da noite, com seus companheiros de viagem, senhores José Luis Guerreiro de Barros, sócio-gerente de M. Agostini & Cia. Ltda., e dr. Manuel Penino, advogado e fazendeiro em São Paulo.

O dr. Magalhães Loureiro percorreu os moinhos, que estavam em funcionamento; os armazens, abarrotados de cereais; a câmara de imunização que estava sendo lotada; a oficina mecânica; e, no páteos, viu a frota de caminhões com que a Moinhos faz a linha Patos-Catiara, dando vasão à safra da zona patense, e com que estabelece comunicações com suas fazendas.

Entrando, por fim no escritório, foi surpreendido por sensibilizante manifestação que lhe haviam preparado os funcionarios e empregados de todas as secções da empresa. Em nome deles, orou de improviso o dr. Luis Amaral, diretor-presidente: disse que o pessoal das Moinhos se espalha por São Paulo, Belo Horizonte, Patos, Santa Terezinha, Ponte Firme e Gameleira; mas, no momento, ali se achava todo, coeso e uno para saudar seu diretor-tesoureiro. O dr. Luis Amaral fez o elogio de seus auxiliares; teceu referências especialíssimas aos técnicos da Secretaria da Agricultura, drs. Moacir Viana de Novais e Aloisio Nogueira Machado, chefe da 19.ª Circunscrição Agro-Pecuária, salientando sua cultura, sua competência, sua solicitude, sua dedicação; e concluiu dizendo a seu colega que, assim ajudado por bons auxiliares, e assim assistido por técnicos tão seguros, sua prebenda era facil, e garantido o êxito da Moinhos, podendo o homenageado estar tranquilo e confiante no escritório de São Paulo.

Emocionado, o dr. Magalhães Loureiro respondeu, afirmando que já possuia essa tranquilidade, porquanto seu colega de diretoria já lh’a incultara, não só com palavras, mas com a propria confiança com que chega mensalmente a São Paulo. Exprimiu-se em palavras suaves de agradecimentos a todo o pessoal da Moinhos; e externou o seu reconhecimento e suas homenagens aos drs. Moacir Viana de Novais e Aloisio Nogueira Machado, tambem presentes, como convidados de honra dos funcionarios, empregados e operários da Moinhos.

Falou, em seguida, o dr. Moacir Viana de Novais, o homem que tudo sabe, inclusive pronunciar belos e empolgantes improvisos. Agradeceu referências, e concitou os presentes a desabalado movimento a prol da triticultura, em que confia plenamente.

* Fonte: Texto publicado com o título “Manifestação ao Dr. Magalhães Loureiro” na edição de 22 de agosto de 1943 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.

* Foto: Do arquivo do MuP, via Geovane Fernandes Caixeta, publicada em 22/07/2016 com o título “Moinho de Trigo em 1940”.

Compartilhe