1.ª FESTA ANUAL DO TRIGO − CONGRATULAÇÕES DAS AUTORIDADES AUSENTES

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

GOVERNO DO ESTADO − Não nos sendo possível, infelizmente, comparecer aos trabalhos de início da segunda safra do trigo, nesse município, como era nosso desejo, venho comunicar-vos haver designado o Prefeito Clarimundo José da Fonseca Sobrinho para representar-nos nos referidos trabalhos pt Sauds Cds

Benedito Valadares, Governador do Estado.

INTERVENTOR DE SÃO PAULO − Em nome senhor Interventor Federal tenho prazer agradecer convite para assistir inicio colheita Trigo segunda safra corrente ano pt Cordiais saudações

Celso Azevedo Marques, Oficial Gabinete Interventor Federal.

CONSELHO NACIONAL DO PETRÓLEO − Agradeço-vos o amavel convite, datado de 25 de maio último, para assistir, no dia 10 de agosto, ao inicio da segunda safra de trigo do corrente ano.
Apreciei, vivamente, o sadio otimismo dos signatários do convite, otimismo que decorre, forçosamente, da capacidade técnica dos realizadores do empreendimento em apreço.
Dêsse modo, será motivo de íntima satisfação, o comparecimento a essa demonstração de carater eminentemente científico.
Todavia, como os afazeres dêste Conselho, reclamem minha permanência contínua nesta Capital, não posso, infelizmente, assumir qualquer compromisso.
Nada impede, contudo, que vos felicite, assim como aos vossos colaboradores, pela demonstração concreta de que DÁ TRIGO NO BRASIL.
Saudações.
General Júlio C. Horta Barbosa, Presidente.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA − Tenho a grata satisfação de participar o recebimento do ofício datado de 25 de maio último, convidando-me para a solenidade de início da segunda safra de trigo do corrente ano, a realizar-se no próximo dia 10 de agosto.
Agradecendo, penhorado, a gentileza do honroso convite, que muito me sensibilizou, lamento que os compromissos que me prendem ao Rio não me permitam comparecer pessoalmente como era de meu desejo.
Pedindo aceitar excusas, aproveito o ensejo para renovar os protestos de estima e consideração.
Herbert Moses, presidente.

SOCIEDADE NACIONAL DE AGRICULTURA − Agradecemos a Vossas Excelências o atencioso convite constante da carta de 25 de maio, dessa entidade, para estarmos presentes ao início da segunda safra de trigo do corrente ano, no dia 10 de agosto próximo futuro.
Felicitamos Vossas Excelências pelos magníficos e auspiciosos resultados da experimentação da novel cultura nesse município e fazemos votos pelo constante desenvolvimento do precioso cereal nessa região.
Pedimos ao senhor Luis Amaral que digne representar a Sociedade naquele ato comemorativo, o que agradecemos.
Valemos da oportunidade para apresentar a Vossas Excelências as nossas atenciosas saudações.
Artur Torres Filho, Primeiro Vice-Presidente, em exercício.

SECRETARIA DE AGRICULTURA DE SÃO PAULO − Tenho o prazer de acusar o recebimento de sua carta de 25 de maio p.p., com a qual V.S. e o Sr. Moacir Viana de Novais, Diretor do Campo Experimental de Patos, me convidam para estar presente ao início da segunda safra do trigo plantado pela Moinhos Minas Gerais S.A.
Sou muito grato por esse convite e farei o possível para comparecer, não podendo, entretanto, prometer com certeza, não só devido à longa distancia, mas ainda em virtude de meus afazeres, que nem sempre permitem ausentar-me. Mas se motivos imperiosos não me impedirem, terei muita satisfação em apreciar o início de uma colheita que vem demonstrar o patriótico esforço dos que labutam para conseguir, no cultivo do trigo, mais uma fonte de riqueza para o nosso país.
Prevaleço-me do ensejo para renovar-lhe os protestos de minha elevada estima e consideração.
Paulo de Lima Corrêa, Secretário de Agricultura.

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO RIO DE JANEIRO − A Associação Comercial do Rio de Janeiro, agradecendo a gentileza do convite para assistir o início da segunda safra de trigo no corrente ano, congratula-se com Vossa Excelência pelo magnifico esforço a prol da produção nacional.
Saudações atenciosas.
João Daudt Oliveira, Presidente.

INTERVENTOR DO PARANÁ −Tenho o prazer de acusar o recebimento de sua carta de 25 de maio do corrente ano, convidando-me para assistir o início da segunda safra de trigo.
Com os meus agradecimentos pela gentilesa do convite, sirvo-me do ensejo para reafirmar a V.S. os protestos de meu elevado apreço e distinta consideração.
Manoel Ribas, Interventor Federal.

BANCO DO BRASIL − Manda-me o Sr. Presidente, dr. Marques dos Reis, agradecer o convite feito em sua carta de 25 do mês p. passado, e comunicar que, na impossibilidade de comparecer pessoalmente, se fará representar nas solenidades de 10 de agosto p. futuro, demonstrando desse modo sua grande simpatia por tão expressiva prova de esforço e capacidade.
Subscrevo-me, atenciosamente,
Manoel Bezerra Oliveira Lima, Chefe de Gabinete.

* Fonte e foto: Edição de 22 de agosto de 1943 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.

Compartilhe