RESISTÊNCIA À CIA. MOINHOS MINAS GERAIS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A Companhia Moinhos Minas Gerais S/A foi criada em 1936 pelo italiano Otaviano Lapertosa quando Patos sem ainda o “de Minas” vivia o efêmero apogeu da triticultura. Em 04 de março de 1938 a moagem foi solenemente inaugurada na Chapada¹, com a característica de ser o primeiro moinho de trigo instalado em território mineiro. Em 1943, a empresa resolveu promover o plantio do cereal em grandes áreas do Município. Mas enfrentou resistência por parte dos fazendeiros patenses, como destaca esse texto publicado com o título “A Cia. Moinhos” na edição de 30 de maio do jornal Folha de Patos:

Minas Gerais, a cuja frente se acha o Dr. Luiz Amaral, ora entre nós, dirigindo os seus serviços, pretende plantar grande area de trigo, da variedade selecionada pelo grande tecnico que é o Dr. Moacir Viana.

Sabemos que a Cia. tem encontrado certas resistências por parte dos fazendeiros que pedem preços proibitivos pelo arrendamento de suas terras nos arredores da cidade e as que mais se prestam ao plantio do “nobre cereal”. Destas colunas endereçamos calorosos apelos aos proprietarios de terras, para que se compenetrem dos grandes beneficios à coletividade do encremento da lavoura do trigo. Todos receberão o lucro indireto, e contribuirão para o progresso de nossa terra.

Aqui fica a nosso apelo.

Com a morte de seu criador em 1944, a empresa entrou em decadência, concomitantemente com a cultura do trigo².

* 1: Onde hoje é a Rua Rui Barbosa, esquina com a Major Gote, ao lado do PTC-Patos Tênis Clube. Veja a foto em “Chapada em 1945, A”.

* 2: Leia “Ascensão e Queda da Triticultura”, “Vinda da Cia. Moinhos Minas Gerais S/A, A”, “Companhia Moinhos Minas Gerais S/A”, “Queda da Cia. Moinhos Minas Gerais S/A, A”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Fonte: Jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.

* Foto: Publicada em 29/03/2016 com o título “Inauguração do Moinho de Trigo”.

Compartilhe