1.ª FESTA ANUAL DO TRIGO: ANUNCIAÇÃO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Os tecnicos nacionais e estrangeiros afirmaram ser Patos a melhor região triticola do mundo¹. Graças aos esforços de seu emerito funcionamento, o nosso Moacir Viana de Novais, o Governo de Minas conseguiu a seleção que nos convem, uma variedade precoce, de grande rendimento e imune de pragas. Por sua vês, o governo Federal, por meio de leis sucessivas, fez do trigo nacional o mais protegido dos produtos, quer conferindo premios aos triticultores, quer fixando, durante dez anos, o preço minimo de produção, cuja compra pelos moinhos é obrigatoria, só podendo eles moer trigo estrangeiro depois de adquirido todo o brasileiro.

Que falta, pois, a que Patos se transforme no celeiro do Brasil, dando-lhe “o pão de cada dia”? Nada. No proximo dia 10, os patenses e seus convidados vão ver os resultados definitivos conseguidos na Cascata, em consequência aos laboriosos anos de esforço de Moacir Viana de Novais. E já sabem que a Moinhos Minas Gerais S.A., que hoje tem em Patos sua sede social, está preparando grandes areas para transportar ao terreno comercial as conclusões técnicas daquele funcionario.

Virão a Patos personalidades, autoridades e numerosos visitantes. Na proxima edição, inteiramente dedicada ao assunto, relataremos tudo quanto ocorrer, notadamente a festa campestre e o sarau do dia 10. Ao mesmo tempo, lançaremos as bases da Festa Anual do Trigo, com eleição da RAINHA DO TRIGO e suas princesas, com sugestivos premios conferidos pela Moinho Minas Gerais S.A., inclusive uma viagem aerea Belo- Horizonte-Rio de Janeiro-São Paulo.

Entre outras pessoas que virão este ano ao inicio da safra, queremos destacar o doutor Joaquim Magalhães Loureiro, diretor-tesoureiro da Companhia de Trigo Nacional e da Moinhos Minas Gerais S.A., nome de grande projeção nos meios forenses e de negocios e que, incorporando a primeira dessas entidades, se alistou entre os grandes benemeritos da Campanha do trigo, a que tanto desvelo dispensa os governos da Republica e do Estado. Os funcionarios e empregados da Moinhos preparam-lhe carinhosa homenagem.

Estará igualmente entre nós o dr. Milton Pedrosa, Procurador-Geral da Moinhos em Belo-Horizonte, escritor e jornalista festejado, ao mesmo tempo que administrador de grandes qualidades.

NOTA − Na mesma edição do jornal há quatro anúncios sobre o assunto:

MINISTRO APOLÔNIO SALES: Consoante comunicação que recebemos do dr. Luiz Amaral, digno Diretor Presidente da Moinhos Minas Gerais, deverá chegar a esta cidade, no proximo dia 10, o sr. Ministro Apolonio Sales, titular da Pasta da Agricultura, e figura do mais destacado relêvo do Govêrno do eminente Getúlio Vargas. Prende-se a honrosa visita à colheita de trigo a ser realizada no Campo Experimental da Cascata. Ao eminente homem publico será prestada expressiva e condigna recepção, devendo toda a população ser previamente avisada por boletins de convite.

DR. BELO LISBOA: A proxima colheita de trigo nesta cidade vai proporcionar-nos o ensejo de receber a visita de um dos maiores cientistas do país que é o dr. Belo Lisboa. Autoridade de renome no meio agricola do país e particularmente em Minas onde dirigiu a conhecida Escola de Viçosa e introduziu os maiores progressos e melhoramentos, a sua estada entre nós, neste momento, é de maior significação e muitissimo nos entusiasmará.

CARAVANA DE UBERLANDIA: Com intuito, tambem, de assistir à colheita do precioso grão, no Campo da Cascata, chegará a esta cidade uma caravana procedente de Uberlandia, composta de 12 pessoas. Entre as quais se destaca o prefeito daquele municipio, que virá em avião especial.

CAP. DUTRA DE MENEZES: A informação da Moinhos Minas Gerais trouxe-nos a alviçareira noticia de que a nossa cidade receberá a agradavel visita do Exmo. Snr. Cap. Dutra de Menezes, digno Diretor do Departamento de Imprensa e Propaganda. Sua Sia. que é um dos espiritos de mais evidencia no país, vai honrar-nos sobremaneira com sua visita. Este jornal sente-se jubiloso em prestar ao eminente chefe as maiores expressões de apreço e simpatia.

* 1: A Triticultura patense foi um fracasso. Há diversos textos sobre o assunto. Consulte palavras-chaves como “euforia do trigo”, “triticultura”, “moinhos minas gerais”, “moacir viana de novais”, “colheita de trigo”.

* Fonte: Texto publicado com o título “A Festa Anual do Trigo” na edição de 08 de agosto de 1943 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.

* Foto: Trechos do texto original.

Compartilhe