ATA DA COLHEITA DE TRIGO REALIZADA NO CAMPO DE SEMENTES DE PATOS EM 06/09/1941

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Aos seis de Setembro de mil novecentos e quarenta e um, às quatorze horas, a convite do agrônomo Moacir Viana de Novais, diretor do Campo de Sementes de Patos¹, nós abaixo-assinados, Farmacêutico Clarimundo José da Fonseca Sobrinho, Prefeito do Município, Cel. Farnese Dias Maciel, fazendeiro e criador, dr. Otávio Magno, diretor interino da Estação Experimental do Ministério da Agricultura em Patos, por si e como representante do dr. J. Monteiro Machado, chefe do Fomento Agrícola do Ministério da Agricultura em Minas Gerais, Renato Dias Maciel, diretor da “Folha de Patos”, dr. Alberto Bouchardet, engenheiro residente do Estado, dr. José de Almeida Neto, chefe do Centro de Saúde de Patos, dr. Anair José de Santana, diretor do Ginásio Municipal de Patos, Bermudês Afonso Alves, comerciante e proprietário, dr. Edson Avelar Penha, fazendeiro, Cornelino Moreira, representante da Companhia Moinhos Minas Gerais, S.A., Lincoln S. Gomes, da Rádio Inconfidência e redator da “Folha de Minas”, Igino Bonfioli, proprietário da “Bonfioli Films” de B. Horizonte comparecemos à Fazenda da Cascata, onde se acha localizado o referido Campo e presenciamos todos a apuração da colheita do trigo da variedade 155 ali realizada.

O trigo colhido, variedade 155, é realização do agrônomo Moacir Viana de Novais por seleção genealógica de um espécime altamente resistente às ferrugens, encontrado, há anos, na cultura do trigo “Kainca Governor” oferecido ao mesmo agrônomo pelo professor Girolamo Azzi.

A apuração foi procedida em determinada parte do trigal, onde a vegetação era relativamente inferior, para que se pudesse obter uma média normal e equitativa da produção.

Colocadas estacas em quatro ângulos retos, distantes 10 metros entre si, fez-se a medição de um (1) are, ou sejam 100 metros quadrados.

O trigo colhido nesta área apresentou o peso de 43 quilogramas e 500 ou sejam o resultado de 4350 quilogramas por hectare.

Tratando-se de produção que rivaliza com as maiores do mundo, por área, é de justiça que deixemos aqui consignadas nossas públicas congratulações à Secretaria da Agricultura do Estado e ao esforçado agrônomo Moacir Viana de Novais, pela dedicação e entusiasmo com que vem desempenhando a difícil missão que lhe foi confiada pelo Governo de Minas em prol da campanha do trigo nacional.

E para constar lavramos a presente ata que está por nós datada a assinada.

Patos, 6 de Setembro de 1941.

Clarimundo José da Fonseca Sobrinho.
Farnese Dias Maciel.
Otávio Magno.
Renato Dias Maciel.
Alberto Bouchardet.
José de Almeida Neto.
Anair José de Sant’Ana.
Bermudês Afonso Alves
Edson Avelar Penha.
Cornelino Moreira.
Lincoln S. Gomes.
Igino Bonfioli.

* 1: Moacyr Viana de Novais realizou experimentos de trigo com sucesso na Fazenda Cascata. Diante de surpreendentes resultados, o Ministro da Agricultura, Fernando Costa, prometeu a fundação de um Posto de Multiplicação de Sementes de Trigo em Patos de Minas, o que se deu pela lei 470, de 09 de agosto de 1937, passando a denominar-se Estação Experimental de Patos pelo Decreto-Lei 6.115, de 30 de dezembro de 1943. Ela se localizou na Fazenda do Sertãozinho, numa área de754 ha. Desde aquela época passou a ter por objetivo a execução de trabalhos de pesquisas agropecuárias nas culturas próprias e de valor econômico na região.

* Fonte: Texto publicado na edição de 14 de setembro de 1941 do jornal Folha de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Bsbios.com.

Compartilhe