OSORIO DIAS MACIEL SE DESPEDE DA CASA DO TONHO − 1908

Postado por e arquivado em ANÚNCIOS, COMÉRCIO.

Dos quinze filhos do casal Antônio Dias Maciel (Barão de Araguari)/Flaviana, Antônio Dias Maciel Júnior (Tonho Dias) foi o oitavo. Em 1907 construiu um imóvel na esquina do Largo do Rosário¹ com a Rua 07 de Março² para servir de moradia à família e ao seu comércio, imóvel este milagrosamente ainda de pé. Em 1920, Zama Alves Pereira adquiriu o imóvel e o comércio³. Era o típico secos e molhados como todos os outros existentes naquela época e que, como a maioria, só vendiam à vista. Por esse anúncio percebe-se que o irmão do Tonho, Osorio Dias Maciel (o nono), fazia parte do negócio, pelo menos como gerente, não se sabendo desde quando. Aqui ele anuncia publicamente sua despedida para cuidar de seus próprios negócios.

* 1: Entre 1864 e 1870 foi construída uma capela em frente onde hoje está o prédio da Rádio Clube de Patos, conhecida por Nossa Senhora do Rosário. Por isso aquele local era conhecido como Largo do Rosário. Leia “Capela do Rosário” e “Histórico da Igreja do Rosário”.

* 2: A Rua 07 de Março é a atual Olegário Maciel.

* 3: Leia “Casa da Família de Zama Alves Pereira”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Anúncio publicado na edição de 20 de janeiro de 1908 do jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes. Como está explícito, a edição do jornal é de 20 de janeiro de 1908 e o anúncio é datado de 20 de janeiro de 1907. Obviamente o prezado Osorio se equivocou quanto ao ano e isso passou batido aos revisores.

Compartilhe