EUFORIA DO TRIGO – 2

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: JORNAL FOLHA DE PATOS (1941)

De ha muito que se vem falando e propagando que o município de Patos possue terras propicias ao cultivo de trigo.

E’ fato inconteste, possue mesmo.

Foi Moacir Viana, que vindo para aqui, ha alguns anos, iniciou as primeiras plantações experimentais. No Campo de Sementes que dirige na Fazenda da Cascata, esse moço de fibra inquebrantavel organisou um verdadeiro laboratório botânico. Fez pesquizas as mais variadas. Selecionou tipos. Fez cruzamentos de variedades oriundas de diversas regiões, conseguindo finalmente tipos resistentes ao meio, aptos pois, para serem plantados no município. Patos produzia trigo¹. A notícia correu e a imprensa propagou tal possibilidade. O Brasil importaria menos trigo. A economia nacional lucraria. Foi um entusiasmo geral. Formou-se uma sociedade para exploração da nova riqueza. Instalou-se no município um moinho para o beneficiamento de tão promissor cereal². Compraram-se e iniciou-se o plantio e o resultado prático não tardou, Tivemos trigo nosso, beneficiado em nossa terra.

No entanto, como em todos os movimentos, sejam eles políticos, sociais ou econômicos, em meio do entusiasmo são, realizador, aparecem sempre os céticos, os vencidos ou com eles aparentados.

Assim também em meio ao movimento realizador, em meio ao movimento sadio de se produzir trigo em Patos, não demorou muito que uma onde de desânimo se fizesse sentir. Foi obra de vencidos, de descrentes, que não podem merecer nossa atenção, principalmente na atual ordem de coisas, quando necessitamos cada vez mais de olhar para a frente, para o progresso.

Felizmente conforta-nos saber, que diante do movimento de trigo em Patos, temos um homem como Moacir Viana.

Homem que é idealista e que é prático, nunca se deixando vencer, continuou sempre em seu desideratum. Esteve sempre fazendo suas experiências. Conseguiu já vários tipos que foi batisando com nomes vários. Um dia seria o 151, um outro o Presidente Olegário, continuando sempre à procura do melhor tipo, do mais resistente, mais econômico melhor para o nosso meio.

Eis que agora podemos proclamar com Moacir Viana, que o melhor tipo foi encontrado. E’ inteiramente resistente ao meio, imune de qualquer doença que ataca o trigo.

Que os descrentes venham e vejam os campos da Cascata. A colheita começou. A produção por hectare é de 4.350 quilos. Superior à produção de qualquer parte do mundo. Da Russia ou dos Estados Unidos.

Superior a todos, o trigo de Patos é absoluto.

* 1: Leia “Moacir Viana de Novaes – Da Pesquisa e do Centeio Branco, Uma História de Amor”, “Ata da Colheita de Trigo Realizada no Campo de Sementes de Patos em 06/09/1941” e “Euforia do Trigo – 1 e 2”.

* 2: Leia “Companhia Moinhos Minas Gerais S/A”, “A Vinda da Cia. Moinhos Minas Gerais S/A” e “A Queda da Cia. Moinhos Minas Gerais S/A”.

* Fonte: Texto publicado com o título “Trigo! – 4350 quilos por hectare de planta atestam a exuberância das nossas terras!” na edição de 14 de setembro de 1941 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho.

* Foto: Do livro Patos de Minas, Meu Bem Querer, de Oliveira Mello, publicada em 29/06/2016 com o título “Inauguração do Moinho do Trigo em 1938”.

Compartilhe