DEIXAREI SAUDADE − 185

Postado por e arquivado em 2021, DÉCADA DE 2020, FOTOS.

Certo dia minhas paredes ouviram, não me lembro quando, que essa rua tem o nome de Silva Guerra¹. Mas não era esse nome, só que também não me lembro qual era o nome antigo. Só me lembro do barro e da poeira que era isso por aqui, pois gente, sou antiga demais da conta, antes do tempo em que essa região, mais lá para as bandas das Ruas Padre Brito e José de Santana, era dominada por casas de encontros amorosos suspeitos². O que são encontros amorosos suspeitos? Ora, tem dó, Deiró! E já vou dizendo que nunca tive nada a ver com isso. Se não acreditar, prove. Se não provar, cale-se para sempre e deixe eu curtir meus últimos anos ou dias de vida. Mas não perco a oportunidade de confessar que já presenciei coisas medonhas por aqui ao alcance de minhas janelas. Mas tô nem aí. Voltando ao assunto de idade, é só reparar em mim para perceber o quanto sou antiga. Afirmo categoricamente, sem eu saber quando fui erguida, que sou, atualmente, um dos imóveis mais antigos da Cidade, se isso tem alguma importância. Costumo me beliscar para sentir que, tão antiga como sou, ainda estar de pé, não cedendo lugar para os fatídicos edifícios que estão tomando conta de todas nós. Olha aí atrás de mim! Porque será que estão me preservando, eis a questão. Sei perfeitamente que inúmeros imóveis muito, mas muito mais novos que eu, já se transformaram em entulhos para ceder lugar ao progresso. E eu, o antigo, o atraso, estou aqui, firme e forte, até que mais ou menos arrumadinha mas, óbvio, com introduções de modernidades. Será por quê? Quero nem saber. Quero saber sobre outras coisas. Por exemplo, o porquê esse sujeito com uma máscara no rosto parou bem em minha frente, me fotografou, entrou no carro e se mandou³. Sei que nunca vou saber. Eu só sei que está chegando minha vez de sumir do mapa da Cidade, de desaparecer dos olhos de todos, tornando-me apenas uma lembrança do passado, da História de Patos de Minas. E quando isso acontecer com a minha inevitável derrocada, deixarei saudade!

* 1: O imóvel localiza-se em frente à Bebidas Artemis. E não se sabe com certeza quando essa rua passou a ter o nome de Silva Guerra, pois não há Lei para tal.

* 2: Aquela região pertinho da Rua Padre Brito ficou famosa nos idos tempos por ser área de prostituição. Leia “Prostituição”, “Urge a Mudança da Zona Boêmia”.

* 3: Tristes dias do COVID-19.

* Texto e foto (21/11/2021): Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe