REIVINDICANDO A ESTRADA DE FERRO GOYAZ

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TEXTO: JORNAL O TRABALHO (1907)

Quando o Em.º Sr. Presidente deste Estado, consultava os interesses geraes da rede de viação ferrea, cortando o vasto territorio mineiro, promovendo o seu desenvolvimento geral, de accordo com a sabia orientação dos norte-americanos, incumbiu ao illustre engenheiro civil Dr. Olegario Dias Maciel de estudar o magno assumpto e dar a sua abalisada opinião para o plano geral. Nesse sentido o Exm.º Sr. Dr. Olegario poz em contribuição todos os elementos de seus vastos conhecimentos e fel-o de modo a ter sido acceito em toda a sua inteireza.

S. Excia. que é filho extremado desta cidade não comtemplou o seu torrão natal¹, sinão de modo a ter um ramal de Pitanguy a Patos, e desse pequeno recurso de uma Estrada de Ferro-ramal ainda era exequivel desde que não soubesse aproveitar a Companhia de E. de Ferro Goiaz, costeando uma matta fertilissima e rica como é a matta da Corda, uma extensão de 240 kilometros de comprimento em muitos logares tendo 40 e mais de largura.

A opinião mesmo suspeita do abalisado engenheiro chefe do reconhecimento e dos estudos feitos até agora ás margens do rio S. Marcos, pôe fora de duvida qualquer interesse que o nosso illustre contendor suppuzesse que defendessemos².

Em palestra garantiu-nos o exm.º  Snr. Dr. Guilherme Greenhalght que a E. de Ferro passando pela cidade de Patos, embora fizesse uma pequena curva, tinha de outro lado maior economia na sua construcção, contando com os elementos indispensaveis e á mão em toda a margem da Estrada.

O Sr. Edarso deixou-se ficar muito aquem nas suas infelizes opiniões, parecendo fora de duvida que S.S. desconhece por completo a região porque se procurou internar e a prova cabal deu S.S. acreditando que a E. de Ferro Goiaz fosse melhor afortunada passando pelos municipios e cidades de Estrella do Sul e Patrocinio.

O problema mais interessante do Governo Federal no momento actual é o povoamento do solo e para isso elle procura as regiões capazes de prometter futuro mais proximo nas zonas ferteis e que attrahir as vistas do estrangeiro immigrante subsidio indispensavel para o nosso desenvolvimento material, phisico e intellectual, pois, sabe o Snr. Edarso que a nossa raça ainda não está definida e vae-se abastardando progressivamente, com o crusamento muito proximo dos elementos natos e consummidos pelos atavios directos e indirectos, reforçados por um clima e alimentação especiaes.

Nos seus largos descortinos de vistas S.S. abrangerá rapidamente o que vimos de dizer; S. Paulo, Paraná, Santa Catharina e Rio Grande do Sul são elementos de estudos comparativos com os restantes Estados do Brazil, tendo a seu favor tão só o elemento extranho que nesses pontos, n’ums mais do noutros vae definindo o typo.

Patentea-se a olhos vistos esse facto no Estado de que S.S. deve se orgulhar de ser um de seus mais dilectos filhos; o elemento é um e único; ha intelligencias robustas, mas ao lado de uma apathia sem egual, de um desanimo doentio, como se nota tambem em outros Estados.

Só pode resultar dos infelizes conceitos do Snr. Edarso, referindo-se a passagem da via-ferrea Goyaz pela cidade de Patos, com detrimento de Estrella do Sul e Patrocinio, um conhecimento muito perfunctorio dessa região, conhecimento inexacto, mesmo de outiva como já dissemos. Estrella do Sul é uma cidade cuja vida laboriosa é dedicada quasi que exclusivamente ao garimpo de diamantes tendo esse ramo de industria decrescido muito, devido ao resultado pouco seguro que vão tendo com elle; de outro lado ha outras pequenas industrias; Patrocinio é uma cidade que já floresceu, já teve a sua hegemonia sobre Patos, possui no entretanto bons terrenos para se cuidar da industria pecuaria, um clima saluberrimo, ponto a que está destinado um grande futuro e que não soffrerá prejuizo com a passagem da Estrada de Ferro, pois, quasi que se pode dizer que está nos arrabaldes desta cidade; não possue mattas de culturas como este municipio, tendo tão somente a matta dos Folhados de curta extensão e parte da matta da Serra Negra; Bagagem por esse lado tambem só dispõe da matta do mesmo nome, numa extensão de 40 kilometros. Ora si o fito da Companhia é aproveitar as margens da via-ferrea para os pontos nucleares, procurando justamente aquelles que mais de prompto dêm resultado aos colonos, com o cultivo dos cereaes, criação de suínos, etc, está visto que Patos se sobresahe, bem como toda a zona percorrida pela viação.

Patos é um municipio rico em minerios; ha encravado nelle uma grande fazenda da União Federal onde ha varios metaes entre os quaes o cobre, chumbo, ferro, ouro, etc; unida a esta fazenda existem os vestígios de uma fabrica de ferro, empreza audaciosa para os tempos em que foi tentada ser levada avante pelos Drs. Antonio Zacarias Alvares da Silva e Chrispiniano Tavares, aquelle abalisado clinico e este engenheiro de nomeada, ambos de saudosa memoria³.

A ferro-via Goyaz passando por Patos, vem, portanto, margeando uma matta na extensão de 240 kilometros emquanto que passando pela Bagagem e Patrocinio iria cortar uma zona de mattas no comprimento de 80 a 100 kilometros no maximo.

Assim como S.S. alvitra um recurso para Patos, concedendo-lhe um ramal, idêntico conselho nós daremos a Companhia, si é que ella nos julgar a nós e ao illustre contendor Snr. Edarso motivos justos para serem attendidos e nesse caso ella dispensará a Patrocínio e Estrella do Sul um ramal, passando o tronco para essa zona fertil em cereaes, em terrenos de optimas culturas, em industrias pastoris, e possuindo sobretudo um clima saluberrimo, e para isso, lembramos ao Sr. Edarso a opportunidade que tem de consultar os estudos feitos pela commissão de engenheiros que foram demarcar o planalto central, no Estado de Goyaz, para onde se deveria transferir a Capital da União; por ahi S.S. avaliará a situação de Patos em longitude, latitude, etc, etc.

Ademais o que restaria a Patos, com todos esses elementos de um grande futuro, si fosse locada pelos pontos lembrados pelo Snr. Edarso? O mesmo mal viria a aniquilar todas as esperanças de Patos, pois ficaria esse rico municipio entre a Estrada de F. Goyaz e por outro lado a Oeste e Central.

Esse  Snr. Edarso tem coisas !?!…

J. Caheran.

* 1: Na verdade, Olegário Dias Maciel nasceu em Bom Despacho-MG em 06 de outubro de 1855, tendo vindo para a então Vila de Santo Antônio dos Patos com os pais Antônio Dias Maciel e Flaviana quando tinha apenas três anos de idade.

* 2: Leia “Visita dos Engenheiros da Estrada de Ferro Goyaz”.

* 3: Leia “A Fazenda do Chumbo”, “Antonio Zacarias Alvares da Silva”, “Fábrica de Ferro do Areado” e “Documento Sobre a Fábrica de Ferro do Areado”.

* Fonte: Texto publicado com o título “Por Goyaz” na edição de 04 de agosto de 1907 do jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Início do texto original.

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