ESTRADA DE FERRO ESTÁ CHEGANDO, A

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: ITALO TERÊNCIO JOSÉ (1950)

A estrada de ferro vem caminhando para Patos¹. As paralelas de aço cortando serras e transpondo obstaculos mil, veem céleres trazendo a inestimável contribuição de sua força à concretização de um sonho de grandeza que vai se tornando em realidade.

Os frutos resultantes dessa verdadeira alavanca propulsora de progresso em breve far-se-ão sentir através positivas manifestações. O que estamos vendo, o que estamos assistindo, é um significativo sintoma. A imensidão e complexidade dos preparativos dizem bem do valor do enorme melhoramento e da sua decisiva significação para os destinos futuros de uma fertil e produtiva zona. E’ de ver-se, em Catiara, o trabalho que se realiza. Centenas de homens, atarefados, com os ouvidos cheios de um vértice contagioso, esse vértice que cria e produz. Veículos sem conta desde os mais poderosos às pequenas carroças e charruas, todos em admirável coesão, buscando uma só tangente e visando um mesmo fim…

Os heróis anônimos da maior grandeza futura de uma região, batalhando incessantemente, sem desfalecimentos, cada qual em seu setor, cada qual no desempenho da sua nobilitante tarefa… E’ impressionante o espetaculo proporcionado por aquela verdadeira colmeia humana…

Aos nossos olhos e ouvidos estão bem vivas as imagens daquele amontoado de gente, daquele verdadeiro tropel ordenado e ritmado.

Porisso, por essas razões, estamos em que a estrada de ferro em breve chegará a Patos.

Em uma manhã que rapidamente se avizinha, os patenses serão despertados pelo inflamado silvar das locomotivas e, então, agradecidos, entoarão hinos de louvor aos que souberam cuidar do seu bem estar…

* 1: Leia “A Questão da Estrada de Ferro”, “Carta do Dr. Euphrasio José Rodrigues Para Olegário Dias Maciel Sobre a Estrada de Ferro”, “A Estrada de Ferro” e “Sonhando com a Estrada de Ferro Goyaz”.

* Fonte: Texto publicado com o título “Estrada de Ferro…” na edição de 12 de março de 1950 do jornal O Patense, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.

* Foto: Vozdepedra.blogspot.com, meramente ilustrativa.

Compartilhe