TEXTO: JORNAL O TRABALHO (1907)
Com verdadeira satisfação podemos agora registrar em nossas columnas o resultado dos estudos a que procedeu a illustrada commissão presidida pelo Exm.º Snr. Dr. Guilherme Greenhalgh.
De regresso de S. Marcos para onde se haviam dirigido, chegaram os provectos engenheiros no dia 16 a esta cidade, seguindo no dia 18 para Formiga, de onde, após curta demora, viajarão para a Capital Federal.
A sua curta estada entre nós, foi porem aproveitada por um dos nossos companheiros que em demorada palestra teve occasião de apreciar de perto a cavalheirosa delicadeza dos nossos hospedes de occasião, e colher dos mesmos dados precisos e extensos sobre o resultado das suas explorações.
E sem que soubessem a principio que tratavam com um representante do jornal, extranharam o tom interrogativo das phrases, a bisbilhotice por assim dizer da visita, que procurava com tactica manhosa aprofundar o seu pensamento oculto, e subtrahir-lhes a viva força informações que de nenhuma importancia para qualquer outro seriam. Comtudo, nunca a não ser no semblante admirado, deixaram S.S. transparecer a sua estranheza, pois que, com a correcção e delicadeza que os caracterisa, responderam sempre ás perguntas que lhes foram feitas.
A Estrada da Estação da Formiga a esta cidade tem uma extensão approximada de 330 kilometros; como se sabe deverá este anno ser entregue ao trafego o trecho até Arcos, e a ferrovia seguirá até Porto Real¹, atravessando o Rio S. Francisco pouco abaixo deste arraial, para evitar os enormes atterros que seriam precisos nos baixios das margens desse Rio. Continuada a sua marcha tocará em Bambuhy, e dahi sem se approximar muito de nenhum ponto de importancia, seguirá até Carmo do Paranahyba, passando 10 kilometros distante desta cidade. Tocará em Lagoa Formosa, e dahi virá para Patos, onde terá estação nas proximidades da chacara pertencente aos herdeiros do finado Sr. Major Jeronymo Dias Maciel.
Quanto ao percurso desta cidade em diante os illustres engenheiros, após haverem considerado regular a região atravessada, declararam que dois traçados se apresentavam provaveis com condições de aceitação, sendo por isso submettidos a approvação do Governo; entretanto um delles, pela menor distancia a percorrer, pela facilidade na construcção das pontes necessarias, pela menor accidentação do terreno, se lhes antolhava mais vantajoso, e portanto com maiores probabilidades de aceitação.
Num percurso que não excederá talvez de 260 kilometros, acompanhará a estrada o Rio Paranahyba até enfrentar a Serra de Santa Cruz, subindo a ella em paralello com o Ribeirão da Estiva; pelo dorso da serra, seguirá a estrada até a Fazenda denominada da Cangalha, e descendo ao valle do Ribeirão denominado Batalha, acompanhal-o-á, até a sua confluencia com o São Marcos, ponto terminal dos presentes estudos.
Como facilmente se verá, facil e pouco dispendioso, relativamente faltando é o trabalho, seguido este traçado, e denota a competencia dos illustres profissionaes, que, apesar de traçados anteriores, souberam com rapido golpe de vista escolher a derrota² a seguir.
O segundo traçado, embora aceitável não offerece as vantagens econômicas do já citado, pois que, devendo passar pelo logar denominado Onça, Pirapetinga, Carrapato, Vazantes, etc., irá enfrentar com difficuldades naturaes extraordinárias, como sejam grandes cortes, enormes atterros, e maior difficuldade na construcção das pontes, embora o seu numero seja igual ás do primeiro traçado.
O primitivo projecto, que fazia passar a Estrada pelo Districto de Santa Rita³ foi deixa á margem, devido a ser o seu percurso mais longo e por demais acidentado.
Segundo a opinião do Sr. Dr. Greenhalgh, o anno de 1911 ouvirá o silvo estridente da locomotiva atroar os ares sertanejos; e si attendermos a que as commissões de que este illustre profissional tem sido encarregado, forem sempre seguidas dos trabalhos activos e energicos, como elle proprio declarou, esperamos que estes estudos não sejam para inglez ver.
A’ illustre Commissão cumprimentamos e agradecemos as attenções com que foi distinguido o nosso representante.
* 1: Elevado à categoria de município em 31/12/1943 com o nome de Iguatama.
* 2: Além de significar desbarato, destroço de tropas, revés, sucesso funesto, mau êxito (num prélio, num empreendimento), também tem o sentido de espaço percorrido ou por percorrer; percurso, caminho, direção, que é presente caso.
* 3: Desmembrado de Patos de Minas através do decreto-lei estadual nº 148, de 17/12/1938, o distrito de Santa Rita de Patos tornou-se município com o nome de Presidente Olegário.
* Fonte: Texto publicado com o título “Estrada de Ferro Goyaz” na edição 23 de junho de 1907 do jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.
* Foto: Primeiro parágrafo do texto original.