CANDIDATO MOTOROLA

Postado por e arquivado em CANTINHO LITERÁRIO DO EITEL.

Enfim, Patos de Minas tem telefonia celular! Com certeza muitos assim disseram no dia 17 de maio de 1995, data em que a Cidade entrou no primeiro mundo em termos de telefonia, com a ativação oficial de 200 linhas¹. Época de aparelhos grandes que foram diminuindo com o passar dos anos até que os tais aparelhos começaram a pegar internet, aí então eles foram crescendo, crescendo e vamos deixar isso pra lá e ir direto ao que importa.

E o que importa é que, já na década de 2000, um serelepe candidato a prefeito, naquele tempo dos showmícios, foi tentar convencer os moradores do distrito de Pilar de que ele era o tal e que se ele não assumisse a prefeitura, Patos de Minas iria retroceder muito em termos de desenvolvimento. Para tanto, um palanque foi montado na praça. Depois de representada a peça, foi dada a oportunidade aos presentes para reivindicações. Um deles reclamou:

– Nossa assistência médica é muito precária e nosso saneamento básico é uma porcaria.

O candidato explicou que, se eleito, manteria no cargo o atual Secretário de Saúde por ser o único da presente administração que trabalha sério e que ele resolveria o problema em poucos meses. Para enfatizar a sua declaração, sacou do bolso um Motorola e ligou para o tal Secretário. Todos ouvindo:

– Certo, então já em janeiro serão dois clínicos gerais de domingo a domingo.

Fazendo um sinal de esperar com a mão, ligou para a COPASA. O povo ouvindo:

– Então na primeira semana de janeiro vocês virão aqui para mapearem as necessidades do povo daqui, né. Pois bem, está firmado, e se não vierem, sendo eu eleito, podem ter certeza que romperei o contrato de concessão de vocês.

Terminada a ligação, veio um silêncio tumular, terrivelmente constrangedor. Em cima do palanque, candidato e seus auxiliares se olhavam sem entender bulhufas. Embaixo, o povo se olhava entendendo tudo. E entendendo tudo, o povo começou a se retirar, até que restou uma única criatura para sacramentar o veredito:

– Moço, aqui não pega celular!

* 1: Leia “Chegou a Telefonia Celular”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Montagem de Eitel Teixeira Dannemann sobre foto publicada em 02/02/2013 com o título “Avenida Paracatu na Década de 1920”.

Compartilhe