CHEGOU A TELEFONIA CELULAR

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Lá pelos idos de 1947 alguns técnicos futuristas começaram a imaginar uma forma de se comunicarem por telefones sem fio. A tecnologia da época não permitiu que a ideia avançasse. O tempo correu e eis que, em abril de 1973, através de um protótipo, aconteceu a primeira ligação via celular (o aparelho era do tamanho de um tijolo). A coisa evoluiu e já na década de 1990 os fabricantes lançaram aparelhos “modernos”. Em 27 de maio de 1995, com o título acima, o jornal Folha Patense anunciou a chegada da tecnologia na cidade:

Nesta sexta-feira, dia 19, a cidade de Patos de Minas entrou no primeiro mundo em termos de telefonia, com a ativação oficial de 200 linhas de telefones celulares, e até dezembro com a chegada do cabo óptico – vindo de Uberlândia, se chegará ao total de 4 mil linhas.

Para esta inauguração estiveram presentes ao Gabinete do Prefeito Municipal Jarbas Cambraia os diretores da CTBC, Emídio Norbeto – Diretor de Marketing e Superintendente da CTBC Celular, Fumio Matoba – Diretor Regional Leste/Patos de Minas, Eurípedes Donizete de Oliveira – Coordenador do Centro de Resultados, Ugo Marques Gama – Analista de Marketing, Rogério Nunes Cornélio – Assessor Administrativo Financeiro, Ítalo Barbieri Neto – Assessor Técnico Operacional, além dos Presidentes da Câmara Municipal Paulo Batista de Castro, Cilas Pacheco do Sindicato Rural, Paulo Rodrigues Moreira da Câmara de Diretores Lojistas, Gláucia Nasser de Carvalho Romano da Associação Comercial e Industrial; secretários municipais, diretores de clubes de serviço e a imprensa.

A solenidade de ativação oficial das 200 primeiras linhas começou com o prefeito Jarbas Cambraia fazendo a primeira ligação para o Dr. Mário Grossi – Vice-Presidente do Grupo ABC Algar em Uberlândia. No diálogo, o Prefeito patense ressaltou a satisfação da comunidade patense pelo investimento de mais de 5 milhões de dólares para o funcionamento da telefonia celular em Patos de Minas. O prefeito agradeceu ao empresário a confiança que teve da nossa comunidade, para implantar o sistema no município. Jarbas Cambraia frisou que a sua alegria era em dobro, pois já trabalhou na CTBC.

A Presidente da Associação Comercial e Industrial de Patos de Minas Gláucia Nasser de Carvalho fez uma ligação para o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia – ACIUB, Dr. Dílson Dalpiaz Dias, que também é Vice-Presidente da CTBC. A empresária patense salientou que a glória daquele momento, compartilhava com o ex-Presidente da Acipatos Lisandro Bicalho, que é o atual Vice-Presidente da Acipatos, que muito empenhou para que Patos de Minas tivesse a sua telefonia celular. Dílson Dalpiaz disse que as Associações Comerciais têm que lutar pelo crescimento das cidades. Esclareceu que a CTBC nasceu dentro da ACIUB, e que assim tem procurado desenvolver e melhorar cada vez mais o sistema de telefonia nos municípios em que atuam, prestigiando o comércio e a indústria.

O Senador Arlindo Porto dentro do seu carro em Belo Horizonte, enquanto preparava para vir para Patos de Minas participar da inauguração da fonte luminosa na Praça Desembargador Frederico, ligou para o prefeito Jarbas Cambraia parabenizando por aquela conquista. Diretamente de Dallas, nos Estados Unidos da América, ligou o Presidente do Grupo ABC Algar Dr. Luis Alberto Garcia para também cumprimentar o chefe do Executivo patense e os presentes ao evento. Jarbas Cambraia disse ao empresário que a felicidade da comunidade patense era muito grande, principalmente por estar entrando nesta nova tecnologia em termos de telefonia, no momento em que Patos de Minas comemora os 103 anos de emancipação política. No diálogo, Luis Alberto e Jarbas Cambraia enfatizaram que o telefone celular veio para descravisar o homem, e que ela contribui e muito para o desenvolvimento de qualquer atividade.

Ao final, o Prefeito convidou os empresários e todos os diretores do Grupo ABC Algar para participarem da Festa Nacional do Milho.

* Edição do texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Fonte: Arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Motorola DPC650 de 1995, em muzeez.com.br.

Compartilhe