CHEGARAM OS TELEFONES AUTOMÁTICOS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

TELEFONEA A.C.I.P.M. recebeu no dia 6.12.68 a visita dos Drs. Addi Corchs e Cid Santos Barros, supervisor e inspetor da C.T.B.C., respectivamente.

Vieram trazer a nós um esclarecimento que se fazia muito necessário, qual seja a colocação dos novos aparelhos (600) que estão sendo vendidos em Patos de Minas. Foram prestadas a nós as seguintes informações:

A – Os 600 aparelhos que estão sendo vendidos em Patos são automáticos, no entanto como a sua instalação demora um pouco, a Telefônica fornece um semi-automático para quebrar o galho, sem nenhuma despesa ao comprador.

B – Será colocado em Patos de Minas, dentro de 12 mêses, um aparelho CROSSBAR, o mais avançado em Telefonia, trazendo para Patos uma grande tranquilidade, pois é dos melhores do mundo, e poucas cidades do Brasil possuem êste aparelho que custa a bagatela de NCr$ 1.500.000,00 e que permite as mais rápidas ligações, pois não é preciso esperar ruído de linha para discar: pode-se tirar do gancho e discar imediatamente.

C – Que a C.T.B.C. adquiriu recentemente a Cia. Telefônica de Pará de Minas, o que vai possibilitar a Patos e todo o Alto Paranaíba, uma ligação perfeita com a capital do estado, e que isto será realizado no menor prazo possível.

D – Que a C.T.B.C. necessita vender os 600 novos aparelhos em Patos para fazer frente aos gastos elevados que fêz para trazer a Patos e tôda região o que de melhor existe em Telefonia. As vendas de telefones em patos estão fracas e não podem continuarem assim.

E – Que as irregularidades em nosso serviço interurbano fogem à vontade da C.T.B.C., pois a ela interessa o maior número de ligações possível, para compensar as suas despesas e investimentos; mas que dentro de 3 meses tudo estará normalizado. Que nossa entidade e o povo da região dê a C.T.B.C. um crédito de confiança, que esta Cia. tudo vai fazer para melhoria de nosso serviço telefônico.

Diante do exposto, solicitamos de nossos associados o melhor esforço no sentido de adquirir um novo aparelho, para que a C.T.B.C. possa ter condições de executar em nossa cidade os seus planos.

Esperamos, em contra-partida, que a C.T.B.C. tudo faça para dotar Patos de Minas e tôda esta região de um serviço Telefônico realmente bom, correspondendo deste modo, a colaboração que estamos dando para a sua expansão entre nós.

* Fonte: Texto Publicado na edição de dezembro de 1968 do jornal Patos Comercial, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Aparelho Crossbar, de Wikipedia.

Compartilhe